Sargento reformado da PM é morto em estrada de Itaporanga. Foto: Reprodução/Instagram
Suspeito de matar sargento em Itaporanga se entrega
Publicado em 08 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Gabriel Damásio
Um sargento reformado da Polícia Militar morreu assassinado na noite deste domingo, após sofrer uma possível tentativa de assalto em uma rodovia de acesso a Itaporanga D’Ajuda (Sul). O terceiro-sargento Roberto Carlos Bio, 57 anos, levou quatro tiros ao ser abordado por um homem que teria simulado um problema mecânico para tentar roubar o militar e o filho dele, que também foi baleado e ficou ferido. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), aautoria do crime é atribuída ao ex-presidiárioJosé Ilton Rodrigues de Souza Júnior, que se apresentou ontem à tarde no Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), em Aracaju, e acabou preso.
Segundo a polícia, Bioteria parado para ajudar um veículo com defeito no acostamento da pista, mas foi surpreendido por Ilton, que teria anunciado o assalto e abriu fogo contra o policial, matando-o na hora. O filho do sargento correu para a vegetação, mas também foi baleado e precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi levado para um hospital da região e não corre risco de morte.
Ainda na noite do crime, dezenas de equipes das polícias Civil e Militar fizeram buscas e levantamentos de campo na região, conseguindo identificar Ilton como um dos suspeitos. “Diante do cerco se fechando ao seu redor, José Ilton, que estava foragido desde o delito, compareceu ao Cope na companhia de um advogado, prestou depoimento à polícia, sendo então autuado em flagrante pelo crime de homicídio qualificado contra o PM. O suspeito também responderá por homicídio tentado”, confirma a SSP, acrescentando que o suspeito chegou a ser condenado por porte ilegal de arma de fogo, em 2018. O caso continua sendo investigado pelo Cope.
De acordo com a PM, o sargento Bio estava na reserva remunerada desde dezembro de 2020 e dedicou grande parte da sua carreira profissional servindo em unidades que atuam na segurança pública da região Centro-Sul do estado, a exemplo dos 7º e 11º batalhões da Polícia Militar.O corpo do militar foi enterrado ontem à tarde no Cemitério Senhor do Bomfim, em Lagarto (Centro-Sul).