Tempo de aulas paradas por força da pandemia pode não ser recuperado
Publicado em 28 de agosto de 2021
Por Jornal Do Dia
Após mais de um ano e meio sem aulas presenciais nas escolas, devido ao período de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19, e com a previsão de que as escolas públicas e privadas voltem a receber os alunos até setembro em todos os 27 estados, o desafio é o que fazer para recuperar o tempo perdido, além de convencer os desistentes a voltarem aos bancos escolares.
Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Brasil está entre os países que mais tempo ficaram sem aulas presenciais no mundo. E para o coordenador de Políticas Educacionais do Movimento Todos pela Educação, Ivan Gontijo, "as escolas deveriam ser os últimos lugares a fechar e os primeiros a reabrir".
A professora Jane Luci Ornelas Freire, gerente de Inovação e Qualidade Acadêmica do Grupo Tiradentes, acredita que não seja possível recuperar o tempo perdido. "Só há como atuar agora, no presente, buscando a melhoria daqui para frente através da gestão da aprendizagem que vai exigir que as escolas se preparem em termos de tecnologia, Learn Analytics ao quadro de professores e formação continuada. Muitas escolas e instituições de ensino superior já estão investindo nisso. Inclusive, as unidades do Grupo Tiradentes estão investindo nessas duas linhas: a formação continuada dos professores e uso de plataformas tecnológicas", observa.
Jane Luci, que também é doutora em Educação, salienta que "somente através da gestão da aprendizagem é possível fazer com que esses estudantes consigam superar as lacunas de aprendizagem" acentuadas pela pandemia. "Há algum tempo, os estudantes têm saído, por exemplo, do ensino médio e adentrado no nível superior com muitas lacunas cognitivas na área de raciocínio lógico, operações matemáticas e leitura e interpretação de texto. O uso da língua portuguesa e suas dimensões cognitivas precisam ser bem trabalhadas, porque elas promovem a autonomia dos seres humanos para que galguem um desenvolvimento intelectual em nível superior", evidencia.