Segunda, 15 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Teste da Urna 2023 contabiliza 35 planos executados e 7 achados


Avatar

Publicado em 12 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


As investigadoras e os investigadores da 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) encerraram suas atividades no dia 1º de dezembro com a execução de 35 estratégias de invasão e a apresentação, à Comissão Avaliadora, de sete pontos de possíveis melhorias no sistema da urna eletrônica ou nos sistemas correlatos.
Quatro propostas de invasão foram aprovadas pela Comissão Avaliadora no decorrer do evento.
Ao todo, foram executados 31 planos previstos inicialmente e mais quatro propostas aprovadas ao longo da semana do evento. A previsão é que o resultado final da análise dos testes seja divulgado nesta sexta (15).
Caso seja comprovada a necessidade de implementação de algum ponto de melhoria, os participantes envolvidos voltarão ao TSE, entre 15 e 17 de maio de 2024, para reproduzir os testes realizados durante o evento em uma nova versão do sistema eleitoral que contemple as devidas correções, com o intuito de avaliar o aperfeiçoamento adotado. Segundo o edital do Teste da Urna 2023, a divulgação do resultado final do Teste de Confirmação do TPS está prevista para 30 de maio do ano que vem.
Ao lado dos coordenadores das quatro Comissões do TPS, o diretor-geral do Tribunal, Rogério Galloro, apresentou dados que comprovam que o evento de 2023 registrou vários recordes. De acordo com Galloro, foram 85 pré-inscritos no Teste da Urna, o maior número de todos os anos. Ainda na etapa de pré-inscrição, foram 48 planos apresentados.
O número de desistências e faltas não impactou a atividade, foram 35 planos de ataque executados
Após a fase recursal das pré-inscrições, 40 investigadores foram aprovados. Destes, quatro desistiram e outros três não compareceram ao evento. A participação feminina foi outro marco desta edição: do total de 33 participantes que efetivamente executaram seus planos, seis foram mulheres, sendo duas investigadoras individuais e quatro que atuaram em equipes. A edição de 2021 teve duas mulheres. Em 2019, nenhuma mulher esteve entre as pessoas participantes do Teste.
Durante a execução das tentativas deste ano, a Comissão Avaliadora recebeu 178 pedidos dos investigadores referentes a equipamentos, acessórios ou auxílio técnico para execução dos trabalhos. Deste total, 172 requerimentos foram deferidos ou deferidos com ressalva pelos avaliadores.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade