Transporte coletivo continuaoperando com 70% dafrota na Grande Aracaju
Publicado em 20 de junho de 2020
Por Jornal Do Dia
O sistema de transporte coletivo em Aracaju, e demais municípios pertencentes à região metropolitana, segue operacionalizando com uma frota de até 70%. Conforme revelado na tarde de ontem ao JORNAL DO DIA pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), esse modelo de transporte popular permanece, pelo menos, até o início da próxima semana, quando técnicos da Prefeitura de Aracaju voltam a realizar diariamente o monitoramento do fluxo de passageiros em terminais de integração e pontos de ônibus. Além do número de usuários acessando o sistema, a fiscalização deve observar ainda o respeito quanto ao distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e higiene das mãos com álcool em gel.
Apesar de a administração pública aracajuana ter aderido ao decreto 16.615, assinado e publicado na noite da última segunda-feira (15), pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), a SMTT enalteceu que o órgão segue multiplicando os trabalhos de prevenção contra a infecção do novo coronavírus, realizando atividades educacionais, bem como avaliando a necessidade real em restabelecer em 100% a frota de ônibus. De acordo com o superintendente Renato Telles, entre as ações operacionais desenvolvidas está a higienização dos terminais de integração e ônibus, promovida por técnicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); desde a primeira quinzena do mês de abril os passageiros, motoristas e cobradores apenas podem ter acesso a esses locais caso estejam utilizando máscaras.
"São medidas adotadas pela Prefeitura de Aracaju desde o início dessa pandemia provocada pela COVID-19. Por enquanto a frota segue com 70%, mas essa realidade pode mudar ainda nessa semana prestes a se iniciar. Diariamente vamos monitorar esse movimento em todos os bairros de Aracaju, e, em seguida, estudar a possibilidade e necessidade em se ampliar o serviço", declarou. Esse monitoramento segue de forma paralela ao decorrer do programa de flexibilização das atividades comerciais desenvolvido pelo Governo de Sergipe, e iniciado na manhã da última quinta-feira (18), quando, por exemplo, concessionárias de veículos, imobiliárias, revendedores de eletrodomésticos e eletrônicos voltaram a reabrir os estabelecimentos e recepcionar os consumidores.
Em análise, a expectativa por parte do Poder Executivo estadual é que a partir da próxima terça-feira (23), um novo conjunto de atendimento ao público possa ser liberado para funcionamento depois de três meses de portas fechadas. "Com o aumento dos locais liberados para funcionar, isso por parte do estado, e possivelmente pelo município, a tendência é que aumente o número de pessoas necessitando do transporte coletivo. É a partir dessa mudança de cenário que iremos debater o aumento, ou não, do número de ônibus circulando. Enaltecemos apenas a importância de a população respeitar as medidas de prevenção ao coronavírus", completou Renato Telles. Sobre esse assunto, a perspectiva é que o pronunciamento do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), ocorra até a quarta-feira (24).
Empresários – Em nota oficial, a direção do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), enalteceu que: "motoristas e cobradores continuam com telas de proteção isolando o local dos seus assentos, bem como os orientadores de embarque e desembarque que também permanecem nas plataformas alertando os passageiros sobre distanciamento nas filas e no interior dos ônibus. Assim como prosseguem a limpeza geral diária de ônibus e terminais, além da higienização dos veículos durante os intervalos das viagens. Reforçamos ainda que as campanhas de conscientização, incluindo a disponibilização de lavatórios externos nos terminais, seguem lembrando a população dos cuidados importantes para prevenir a contaminação."
No que se refere à retomada integral dos mais de 600 veículos, o Setransp compartilhou das informações apresentadas pela SMTT, e reforçou que esse assunto deve ser debatido no início dessa semana com gestores municipais.