O prédio comercial precisou ser evacuado, no entanto, após avaliações, verificou-se que não havia risco para a segurança.
Tremor leva a evacuação de prédio no centro de Aracaju
Publicado em 04 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Gabriel Damásio
Um suposto tremor de terra assustou os frequentadores de um prédio comercial na avenida Mamede Paes Mendonça, em frente ao Terminal Rodoviário Luís Garcia, centro de Aracaju. Por volta das 14h30 de ontem, lojistas e clientes do Shopping Box e de algumas lojas vizinhas saíram correndo para fora do edifício, relatando terem sentido tremores no chão e nas vitrines das lojas. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram o momento em que os funcionários e lojistas baixam as portas das lojas e correm para sair, sendo algumas mulheres em desespero.
Os rumores se espalharam entre os outros frequentadores de lojas da região, que estranharam a movimentação e disseram não ter sentido nada. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros chegaram rápido ao local e evacuaram a galeria. Em seguida, acionados pelos Bombeiros, surgiram os técnicos das Defesas Civis Estadual e Municipal, que iniciaram uma vistoria. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju interditou o trânsito nas avenidas Carlos Burlamarqui e Mamede Paes Mendonça, no trecho entre a rua Lagarto e a avenida Carlos Firpo.
Toda a movimentação durou menos de uma hora, até que os técnicos não constataram nenhuma anormalidade na estrutura do Shopping Box, nem qualquer risco para a segurança. “Não foi notado nenhum tipo de problema estrutural, de paredes e nem no chão, nenhum tipo de queda de material. Verificamos, ainda, obras que estão sendo realizadas nas redondezas, como a do Terminal Rodoviário, e não houve nenhum problema neste sentido, já que a fundação já foi feita. Nada de anormal foi verificado na região”,o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, coronel Luís Fernando Almeida.
Já o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, negou ter havido qualquer impacto severo de fundação e estrutura, e descartou a suspeita de ter havido algum tremor de terra. “Inclusive, entramos em contato com o Instituto de Sismografia [da Universidade Federal] do Rio Grande do Norte e não foi registrado nenhum tremor de terra por aqui e não há falhas na placa tectônica de Aracaju que justifique o tremor. Trabalhamos, agora, com a hipótese de que algum veículo com uma maior carga tenha passado na região ou acomodação do terreno, porém, nada com gravidade”, aponta.
Ainda segundo o major, as equipes da Defesa Civil seguiram orientando e tranquilizando os comerciantes e consumidores. Os proprietários do Shopping Box informaram que todas as licenças de construção e autorização de funcionamento estão em dia. Eles confirmaram ainda que o prédio será liberado hoje de manhã para o retorno normal das atividades. (com PMA)