Terça, 01 De Abril De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA 11-03-2025


Publicado em 11 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Professores
O governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciou que vai reiniciar o diálogo com a entidade sindical. Antes dessa mudança de comportamento do pedessista, o Ministério Público já havia convocado o governo e os professores para uma reunião visando empreender tratativas para abertura de diálogo entre as partes.

Pressão
Diante da pressão do Tribunal de Justiça, do MPE e dos educadores, o governador recebeu a visita da ex-deputada estadual Ana Lúcia (PT) para discutir o impasse e concordou em “marcar uma nova reunião com o objetivo de retomar o diálogo com o Sintese”.

Médicos
A Secretaria da Saúde de Aracaju tem, até amanhã (12), para prestar explicações ao Ministério Público sobre várias demandas da classe médica. Segundo o Sindicato dos Médicos, a Secretaria prometeu informar quando deve regularizar o pagamento do percentual de bonificação (34%) dos médicos que trabalham no Hospital Fernando Franco e os da Atenção Básica.

Atrasos
Também deverá esclarecer sobre as providências para evitar novos atrasos nos pagamentos dos médicos da Maternidade Lourdes Nogueira, garantindo que o repasse volte a ocorrer até o quinto dia útil, além de informar sobre a reivindicada mudança na forma de contratação dos médicos que atuam no Hospital Nestor Piva

Lagarto
Desde ontem (10), os 14 mil alunos da rede municipal de ensino de Lagarto passaram a receber o café da manhã ao chegar na escola. O programa ‘Bom dia feliz’ foi lançado pelo prefeito Sérgio Reis durante início do ano letivo.

14 mil alunos
A iniciativa beneficia quase 14 mil alunos nas 76 escolas municipais. “Com esse programa, estamos investindo em educação de qualidade e construindo um futuro melhor para nossos alunos”, afirmou o prefeito.

Katarina
Desde ontem (10), a deputada federal Delegada Katarina (PSD/SE), atual 3ª secretária da Câmara dos Deputados, representa oficialmente a Casa na 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), que ocorre na sede das Nações Unidas em Nova lorque, EUA.

Fórum global
A CSW, estabelecida em 1946, é o principal fórum global dedicado à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. Nesta 69ª edição, o foco será a revisão e avaliação da implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, que completa 30 anos em setembro de 2025, sendo considerada um marco fundamental para o avanço dos direitos das mulheres.

Luto
O jornalista e radialista Paulo Lacerda, 75 anos, morreu, domingo (9), após vários dias hospitalizado para tratar de complicações renais e diabetes. Lacerda trabalhou nas principais emissoras de rádio de Aracaju e era funcionário aposentado da Universidade Federal de Sergipe.

Atuação
Atualmente participava do programa “Balanço Geral” da Rádio Jornal/FM, juntamente com os radialistas César Cabral e Eron Ribeiro. Paulo Lacerda foi presidente do Sindicato dos Radialistas.

Mulheres
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras é a sigla com mais mulheres integrando órgãos nacionais entre as dez legendas com as maiores bancadas da Câmara dos Deputados.

Quase 50%
No PT, as mulheres representam 52 membros entre os 105 cadastrados na Executiva Nacional, ou seja, quase metade são mulheres (49,52%). Em um distante segundo lugar aparece o PL, com 35% de representatividade.

Cargos
De acordo com dados do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) do TSE, publicados pelo jornal Folha de S. Paulo no sábado (8), as mulheres ocupam apenas 30% dos cargos nos órgãos nacionais permanentes nas outras legendas.

Proporção
À exceção do PT, nos demais partidos, mesmo presentes nos órgãos nacionais, muitas vezes elas ficam fora de cargos de liderança. O PP (12%) e União Brasil (12%), são siglas com a menor participação de mulheres nos ambientes citados. Os partidos de esquerda são os que têm a maior quantidade de mulheres nos órgãos nacionais, com média de 35%. Na direita, ocupam apenas 27% e no centro, apenas 22%.

Alerta
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) alertou que as inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) ainda não estão abertas. A comunicação foi feita pelas redes sociais oficiais da pasta. “Fique atento e não caia em golpes! Infelizmente, golpistas estão tentando enganar as pessoas com informações falsas sobre abertura das inscrições”, diz o MGI.

Novo edital
O governo federal deve publicar, até o fim de março, novo edital do chamado Enem dos Concursos, com a previsão das provas objetivas e subjetivas a serem aplicadas em agosto de 2025. Somente o edital trará a data oficial do período de inscrições dos candidatos ao certame.

Homologação
Na última sexta-feira (7), o Ministério da Gestão homologou os resultados finais dos cargos que não exigem curso de formação. O MGI explicou que a efetiva convocação será feita posteriormente pelo respectivo órgão ou entidade (ministérios, agências reguladoras, institutos ou autarquias). A expectativa é de que essas convocações comecem a ser feitas entre o fim de abril e o início de maio.

Retomada dos trabalhos
O Congresso e o Judiciário retomam nesta semana os trabalhos dos plenários e comissões após o feriado de Carnaval. Com a retomada das votações, os parlamentares devem destravar a tramitação do Orçamento de 2025, que ainda não foi votado por causa de divergências políticas.
No Judiciário, continua a expectativa pela marcação da data do julgamento da denúncia sobre a trama golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Nesta terça-feira (11), a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional começará a discutir o relatório final do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano. A lei deveria ter sido aprovada em dezembro do ano passado, mas as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo a suspensão do pagamento das emendas parlamentares travaram a tramitação da proposta.
No final do mês passado, o ministro do STF, Flávio Dino, e a cúpula do Congresso chegaram a um acordo para garantir a transparência e a rastreabilidade na aplicação dos recursos das emendas.
Com o acordo aprovado pela Corte, a partir do exercício financeiro deste ano, não será mais possível empenhar emendas sem a identificação de parlamentar que fez a indicação dos recursos e da entidade que vai receber o dinheiro.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade