Sábado, 20 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Publicado em 12 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Passagens

O Ministério Público junto ao TCU oferece representação com o propósito de que o Tribunal decida pela adoção das medidas necessárias a investigar possíveis condutas atentatórias à moralidade administrativa e em desvio de finalidade no uso de verbas públicas para compra de passagens pelo Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macedo (PT-SE), com o fito de levar servidores para carnaval fora de época em Aracaju (SE).

Esclarece

Ontem, a Secretaria-Geral da Presidência divulgou nota negando informação de que Maria Fernanda Coelho teria pedido demissão para não autorizar a compra de passagens para amigos do ministro Márcio Macedo curtissem o Pré-Caju.

Não tratou

Segundo a nota, “ao contrário do que foi noticiado, nunca houve tratativa sobre quaisquer passagens nem diárias de viagem entre a ex-secretária e o ministro Márcio Macêdo. A exoneração foi a pedido dela por questões pessoais. Sobre a viagem de funcionários do Ministério, foi determinada a abertura de sindicância para apurar os fatos noticiados”

Casa Civil

O deputado estadual Jorginho Araújo (PSD) reassumiu o cargo de secretário-chefe da Casa Civil do Estado. Ele havia deixado a pasta para reassumir, em dezembro passado, a cadeira de parlamentar que vinha sendo ocupada pelo segundo suplente Manoel Marcos (PSD).

Comemora

Através das redes sociais, o governador Fábio Mitidieri comemorou: “Dia de recepcionar Jorginho Araujo que retorna à Casa Civil a partir desta quinta (11), e de desejar sucesso a Sérgio Reis (@sergioreislagarto ) que deixa a secretaria de Representação em Brasília para assumir cadeira na Assembleia Legislativa. Trabalho conjunto pelo desenvolvimento de nosso estado”.

Assume

Com o retorno de Jorginho ao governo, seu lugar na Assembleia será ocupado por Sérgio Reis (PSD), atual secretário de representação de Sergipe em Brasília. Segundo o governador Fábio Mitidieri (PSD), Reis deve assumir como deputado na próxima semana.

Vazão

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão do Velho Chico nesta quinta-feira (11) de 1.100 metros cúbicos por segundo para 1.300 metros cúbicos por segundo. De acordo com a Chesf, a medida foi adotada após solicitações das prefeituras de Propriá (SE) e Penedo (AL) por conta dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes, quando acontecem as tradicionais procissões fluviais.

Retoma

O aumento da vazão será mantido até o dia 28 deste mês, quando acabam as festividades. A partir do dia 29, a hidrelétrica volta a operar e sua vazão habitual.

Equilíbrio

A Chesf informou ainda que o aumento da vazão não compromete o equilíbrio ambiental na região. Na manhã desta quinta, ribeirinhos já perceberam o aumento no volume de água às margens do Rio São Francisco, no município de Neópolis. Segundo eles, com o aumento da vazão há um deslocamento grande de plantas aquáticas que se acumulam na beira do rio.

Unale

Com anos de atuação junto à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) foi empossado nesta quinta-feira, 11, na diretoria executiva da entidade, onde passa a ocupar o cargo de secretário do Estado de Sergipe.

Escolha

Exercendo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Pimentel foi escolhido pelos representantes da Unale em Assembleia Geral realizada no mês de novembro de 2023, quando foram eleitos os membros da diretoria para gestão 2024 que terá na presidência o deputado cearense Sérgio Aguiar.

Conselhos

O prefeito Edvaldo Nogueira empossou, na quarta-feira (10), os 30 conselheiros tutelares de Aracaju, eleitos no processo de escolha realizado em 2023, para o quadriênio 2024-2028. Para o gestor da capital, esses profissionais são fundamentais para a efetividade das políticas públicas voltadas à infância e à população infantojuvenil, sobretudo para a garantia da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, “e o Conselho Tutelar desempenha um papel muito importante nesse sentido”, frisou.

Salários

Edvaldo anunciou que encaminhará à Câmara Municipal projeto de lei para reajustar o subsídio mensal dos conselheiros tutelares de Aracaju, de R$1.972,08 para R$4.000,00. “Com esse projeto de lei estamos fazendo um gesto de reconhecimento do trabalho desses profissionais, que são tão importantes para a sociedade e precisam ser cada vez mais valorizados”, afirmou.

Fiscaliza

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) iniciou o ano seguindo seu trabalbo de fiscalização e visita nos bairros de Aracaju. Nesta terça-feira, 9 de janeiro, esteve na UPA Fernando Franco, que fica na Zona Sul, e encontrou a unidade sem a escala médica de trabalho e a falta de dois profissionais.

Explicações

Ricardo Marques conversou com pacientes sobre o atendimento, com funcionários sobre as condições de trabalho e com a gerente da UPA. Sobre a ausência dos médicos a gerência falou que o ortopedista apresentou desde do fim de semana um atestado médico e o cirurgião teria passado mal no início do expediente.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade