Quarta, 28 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 17 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Calendário
Foi divulgado nesta terça-feira (16), o Calendário Anual de Pagamentos – 2024 do Tribunal de Justiça do Estado, com as datas em que serão realizados os pagamentos ordinários (subsídios, vencimentos e proventos) de servidores e magistrados, ativos e inativos. O pagamento ocorre sempre até o dia 20 de cada mês.

Organização
A exemplo do que a gestão 2023-2025 já fez no ano passado, o objetivo da publicação do calendário é possibilitar a prévia organização financeira. Os valores serão creditados em conta até as 16 horas nas datas correlacionadas e qualquer alteração será comunicada previamente. A única exceção é a data do pagamento da segunda parcela da gratificação natalina, que será anunciada oportunamente.

Conversas
Lideranças de partidos que participaram da campanha do governador Fábio Mitidieri (PSD) em 2022, se reuniram no início da noite de segunda-feira para iniciar a discussão sobre a sucessão municipal de Aracaju e como seria o processo de escolha.

Nomes
Os nomes de Luiz Roberto (PDT), Fabiano Oliveira (PP) e Yandra Moura (UB) foram citados pela base aliada durante a reunião. O senador Alessandro Vieira (MDB) informou que a delegada Daniela Garcia deverá se filiar ao partido e se apresentará como candidata à Prefeitura da Capital.

Presentes
Também participaram da reunião o presidente regional do PSD, ex-governador Belivaldo Chagas, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), o vice-governador Zezinho Sobral (PDT), o presidente da Assembleia, Jeferson Andrade, o senador Laércio Oliveira, o presidente regional do União Brasil, André Moura, e outras lideranças

Sem atritos
Os partidos que integram a base aliada podem lançar pré-candidaturas próprias para discussão interna do bloco, e aquele que conseguir a maioria dos integrantes, será o candidato. No momento, a maior preocupação é evitar atritos para que seja uma escolha tranquila, como ocorreu com a de Mitidieri no ano passado, quando também se apresentavam como pré-candidatos Edvaldo e o conselheiro do TCE Ulices Andrade

Substituída
O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, já escolheu a substituta de Maria Fernanda Coelho, que na semana passada pediu demissão do cargo de secretária executiva do ministério por conta da compra de passagens aéreas para servidores virem para o Pré-Caju.

Sindicância
É Kelli Mafort, atual Secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas do próprio ministério. Márcio Macedo determinou a realização de sindicância referente a passagens aéreas de servidores para Aracaju, pagas pelo ministério. Quer saber quem autorizou.

Nas ruas
Nesta terça-feira (16), a deputada Linda Brasil (Psol-SE), começou o dia no calçadão da rua João Pessoa, ouvindo trabalhadoras e trabalhadores da capital e do interior do estado. A ação teve início às 8h30 e durou toda a manhã. “Eu vim aqui, no centro da cidade, prestar contas do que fiz em nossa mandata em 2023, ouvir a população e entender suas complexidades. Em nossa mandata a participação social é base, é premissa”, explicou.

Novidade
Linda Brasil lembrou que desde que era vereadora, está nas ruas, e como deputada, tem ido aos municípios, de norte ao sul do nosso estado. “A novidade agora é que formalizamos com um questionário no qual registramos as necessidades das pessoas e dos seus lugares, pois vamos trabalhar pra atender”, destaca a deputada.

Recursos
O juiz titular da 3ª Vara Federal de Sergipe, Edmilson da Silva Pimenta, torna público o Edital n. 4/2024, direcionado a entidades públicas e privadas com destinação social interessadas em acolher prestadores de serviços gratuitos e serem beneficiárias de recursos oriundos das penas de prestação pecuniária. Os interessados devem se cadastrar mediante envio do requerimento de inscrição para o e-mail [email protected], acompanhado dos documentos exigidos no referido edital.

Inscrições
Poderão se inscrever as instituições com finalidade social e sem fins lucrativos, tais como entidades que atuem na área de segurança pública, educação, saúde, assistência à ressocialização de apenados, assistência às vítimas de crimes e prevenção de criminalidade.

Serviços
No ato da inscrição, as entidades deverão manifestar se têm interesse no recebimento de apenados ou beneficiados a quem é imposta medida ou pena de prestação de serviços à comunidade, além de indicar os tipos de serviços e horários disponíveis para o recebimento do prestador de serviço.

Certificados
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realiza, nesta quarta-feira (17), a solenidade de entrega de certificados dos 1.959 estudantes matriculados em 15 cursos profissionalizantes. O encontro acontecerá às 8 horas, no Teatro Tobias Barreto.

Emenda
Deputado estadual em primeiro mandato, Paulo Júnior (PV) destinou cerca de 50% de suas emendas parlamentares para a saúde. Entre os municípios beneficiados com recursos, Itaporanga d’Ajuda receberá R$ 200 mil para custeio da UPA Ana Gracez. A emenda é impositiva ao orçamento do Governo do Estado

Sérgio Reis na Alese
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD), assinou ontem a posse do suplente Sérgio Reis (PSD) como deputado estadual. “Foi um chamado do governador para nosso retorno ao cargo, uma vez que Jorginho [Araújo] também voltou à Casa Civil. É uma maneira também de ficar mais perto do povo de Sergipe e de Lagarto e contribuir com projetos e ainda com mais trabalho como deputado”, afirmou Sérgio.
Essa será a segunda passagem de Sérgio Reis pela Assembleia Legislativa. A primeira havia sido entre março e maio do ano passado, em que ele apresentou projetos de lei e defendeu bandeiras como o piso da enfermagem e a garantia dos direitos da mulher.
Uma das proposituras apresentadas por Sérgio na Alese foi voltada para o fortalecimento da saúde pública, a exemplo da implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas em municípios com mais de 80 mil habitantes, beneficiando, assim, cidades como Lagarto, que ainda não possui um equipamento desse porte.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade