TRIBUNA 25-02-2025
Publicado em 25 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Rogério
Do senador Rogério Carvalho nas redes sociais: “Neste fim de semana, estive no Rio de Janeiro celebrando os 45 anos do Partido dos Trabalhadores, ao lado do presidente Lula e dos companheiros e companheiras que lutam, dia após dia, por um país mais justo e democrático. Foi um momento de reencontros, reflexões e, principalmente, de reafirmar nosso compromisso com o povo brasileiro.”
Resistência
Para o senador, “o PT nasceu da resistência e segue firme na construção de um futuro com mais inclusão, oportunidades e dignidade. Seguimos juntos, de mãos dadas, porque o Brasil precisa do PT e o PT precisa do povo!”
Leilão
O maior lance do leilão promovido pela Igreja Católica no interior de Sergipe foi dado para um filhote de cachorro da raça pastor alemão. O animal foi arrematado por R$ 26 mil.
Santuário
Toda a renda do leilão realizado, no último sábado (23), em Nossa Senhora da Glória, será usada na construção do Santuário da Divina Misericórdia que já começou a ser erguido naquele município.
Mulheres
“Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando muitas mulheres entram, muda a política”. Essa frase, dita por Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile, foi lembrada pela deputada federal Delegada Katarina (PSD/SE) para resumir a importância da conquista do direito ao voto feminino, celebrada nesta segunda-feira, 24 de fevereiro.
Igualdade
Para Katarina “é uma data que nos possibilitou votar e ser votadas e que se tornou um marco fundamental na luta pela igualdade de gênero no Brasil, fortalecendo a democracia e a luta pela representatividade das mulheres”. Katarina foi eleita, no início deste mês, 3ª secretária da Mesa Diretora da Câmara.
Desafios
A parlamentar ressalta que, apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados para garantir a plena participação das mulheres na política e na sociedade.
Força
“A data demonstra tanto a nossa força para garantir nosso direito, quanto a resistência que marca o ingresso feminino na política e em tantas outras áreas. Por isso, vamos celebrar essa conquista, mas sempre cientes de que a luta não termina aqui. Ainda há muitos direitos a serem garantidos e a equidade plena a ser alcançada”, reforça.
Arauá
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), realiza nesta quarta-feira (26), a 42ª edição do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’, no município de Arauá.
Serviços
Durante todo o dia, os moradores de Arauá, povoados e municípios vizinhos terão acesso a um leque de serviços. A estrutura itinerante estará montada no entorno do Centro de Excelência Manoel Bonfim e na sede da Prefeitura de Arauá, e funcionará a partir das 8h.
Projeto
O vereador Iran Barbosa (Psol) apresentou, na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei n° 84/2025, que institui, no âmbito da capital, o Dia Municipal de Luta Contra o Genocídio da Mulher Negra, a ser comemorado no dia 14 de março de cada ano, passando a fazer parte do Calendário Oficial da capital.
Marielle
A data escolhida é uma homenagem à Vereadora Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro.
Violência
“A história do nosso país é entrecortada por um nível extremo de violência contra a mulher de uma forma geral, mas, especialmente, contra a mulher negra, desde o início do processo de colonização, com a escravização, quando as mulheres negras eram ‘coisificadas’, uma visão introduzida pela mentalidade escravagista que predominou durante muito tempo em nosso país e da qual ainda não nos libertamos”, explicou o parlamentar ao justificar o seu projeto.
Sebrae
O programa Sebrae Delas Mulheres de Negócio 2025 está com inscrições abertas até o dia 19 de março. A iniciativa visa selecionar mulheres empreendedoras do estado de Sergipe para terem acesso a capacitações na área de empreendedorismo, oferecendo ações de desenvolvimento para o fortalecimento dos seus negócios, otimizando o potencial em gestão e a capacidade empreendedora.
Ruble
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (21) a suspensão do funcionamento da plataforma Rumble em todo o território nacional.
Ordens
A medida foi tomada após a empresa anunciar que não cumpriria ordens da Corte e ter deixado de indicar um representante legal no Brasil. A suspensão vale até que a plataforma cumpra as decisões para suspensão de perfis, pague multas pelo descumprimento das ordens e indique um representante.
Anatel
Para implementar a suspensão do Rumble, o ministro determinou a intimação do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que adote todas as providências necessárias e as comunique ao STF.
Representante
O ministro Alexandre de Moraes havia fixado prazo de 48 horas para que a empresa indicasse seu representante no país, mas a plataforma não apresentou resposta. Conforme o ministro, houve “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais” pela Rumble, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e ao Poder Judiciário brasileiros para instituir um ambiente de “total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras”.