Sexta, 24 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 12 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Servidores
Após reunião com o secretário de Governo Hallison Sousa, e o atual secretário da Saúde, João Vitor Burgos, servidores foram informados que a Prefeitura Aracaju vai negociar um reajuste salarial ainda este mês.

Mesas
Ficou definido também que as Mesas de Negociação serão retomadas a partir da próxima semana. Após a negociação, no fim do protesto, a assembleia unificada dos servidores deliberou pela permanência do estado de greve e convocação de nova assembleia para o dia 02/05.

Crítica
O presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, criticou a Prefeitura de Aracaju pela demora em dar uma resposta aos servidores que já esperam por tantos anos. “Com tantos anos na gestão da Prefeitura não existe mais o que estudar. Chega de enrolação. O que tem que ocorrer é proposta concreta de valorização para os servidores”, disse

Prazo
Segundo Roberto Silva, essa história de que a Lei Eleitoral proíbe a revisão salarial é mentira. “O que a LRF diz é que 60 dias antes das eleições não pode dar reajuste, isso é lá em julho. A luta tem que continuar enquanto o prefeito continuar desrespeitando os servidores”, defendeu o presidente da CUT/SE.

Moita Bonita
O deputado federal Nitinho Vitale (PSD/SE) informa que 48 entidades rurais do município de Moita Bonita serão contempladas com unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do Governo Federal, através do Ministério das Cidades. “Fomos informados pelo Ministério das Cidades de que a nossa solicitação para Moita Bonita já foi aprovada. Estou muito feliz por esta conquista do mandato”, disse.

Pleito
De acordo com Nitinho, o pleito foi apresentado por ele no último dia primeiro, solicitando a inclusão do município no programa governamental, na modalidade Entidades e Rural, que foi lançado pelo presidente Lula em solenidade na última quarta-feira

Brazão
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (10) o parecer que determina a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Em votação no plenário da Casa, 277 deputados votaram a favor e 129 votaram contra, além de 28 abstenções. Eram necessários 257 votos para manter a prisão, a maioria absoluta dos membros da Câmara.

Mandante
O deputado é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. Brazão foi preso por obstrução de Justiça no dia 24 de março, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Sergipanos
De Sergipe, apenas três deputados votaram a favor da prisão de Brazão: Delegada Katarina (PSD), Nitinho (PSD) e João Daniel (PT). Ícaro de Valmir (PL) e Thiago de João (PP) se abstiveram, enquanto Gustinho Ribeiro (Republicanos)Rodrigo Valadares (União ) e Yandra Moura (União) estavam ausentes.

No hospital
A assessoria da deputada Yandra Moura informou que ela não participou da votação porque passou mal e precisou ser levada a um hospital de Brasília.

Jurisprudência
A conselheira Susana Azevedo, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), lançou no Pleno desta quinta-feira (11), o Boletim da Jurisprudência – documento com sínteses dos resultados dos julgamentos das sessões das Câmaras e do Plenário. A iniciativa foi desenvolvida pela Diretoria Jurídica da Corte.

Resumo
O Boletim foi criado com o intuito de apresentar de forma simplificada e resumida os julgados da Corte a cada trimestre, como forma de oferecer uma melhor compreensão das decisões tomadas pelo órgão frente a importantes questões econômicas e sociais.

30 processos
A primeira edição do documento possui 30 processos, cinco acórdãos, um protocolo, suspensão de segurança, agravo em recurso especial e ação direta de inconstitucionalidade, julgados entre janeiro e março deste ano.

Julgados
“A cada três meses faremos este recorte com os julgados de maior destaque no período para um entendimento mais facilitado e objetivo do público”, acrescenta a diretora jurídica do TCE, Ana Stella Barreto Rollemberg Porto.

Tabagismo
A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quinta-feira (11), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 53/2024 que institui a Campanha Estadual Antitabagismo e o uso do Cigarro Eletrônico nas Escolas Públicas e Privadas.

Parceria
De autoria do deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) pode desenvolver estas atividades em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), secretarias municipais, instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil, além de organismos governamentais e não governamentais.

Morte
Com base em dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a matéria apreciada na Alese, indica que o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo.

Empréstimos
Dados do Índice Financeiro de Empréstimo (IFE) revelam que a região Nordeste concentra, proporcionalmente, a maior parte dos pedidos de empréstimo para abertura de negócio próprio do Brasil, com uma média de 22,5% de solicitações para esse propósito.

Empresas
Esse movimento se traduz em uma quantidade cada vez maior de empresas registradas na região. Em Sergipe, são mais de 147 mil empresas ativas, de acordo com dados do Sebrae.

 

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade