TRIBUNA
Publicado em 14 de junho de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Placas
O senador Rogério Carvalho (PT) se posicionou contrário ao projeto de Lei 3214/2023, aprovado no dia anterior, na CCJ, que propõe que as placas veiculares informem o município e o estado de registro do veículo, como era antes.
Eficaz
Na sua opinião, o sistema de identificação veicular atual já é eficaz e a mudança proposta não traria melhorias significativas. “Na comunidade europeia, por exemplo, as placas mostram apenas a bandeira do país. No Brasil, já temos a bandeira nacional identificando a origem do veículo”, justificou.
Com prefeito
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, foi recebido ontem por Rogério em gabinete, no Senado. “Discutimos ações essenciais para o progresso da cidade e reforcei meu compromisso com a população, garantindo o envio de novas emendas que irão melhorar a Saúde Pública, tanto na Atenção Básica quanto na Média e Alta Complexidade”, informou.
Região
Além da saúde, o senador disse que no encontro com o prefeito também discutiu projetos que “fortalecerão a relação entre a gestão municipal e o Governo Federal, sempre visando beneficiar diretamente os cidadãos de São Cristóvão”.
Clima
Emergências climáticas como inundações e desertificação, agenda governamental, mitigação e financiamento serão prioridades do Congresso no debate e votação da agenda das mudanças climáticas. Nove eixos prioritários foram definidos nesta quarta-feira (12), com a aprovação do plano de trabalho (REQ 7/2024 – CMMC) da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC).
Os eixos
Eixo 1: Cenários da Emergência Climática: Inundações, Desertificação e Oscilações de Temperatura Acima de 1.5; Eixo 2: Agenda Governamental e Legislações Vigentes; Eixo 3: O Esforço da Mitigação Climática; Eixo 4: O Momento da Adaptação Climática; Eixo 5: Financiando o Combate às Mudanças Climáticas.
Propostas
Serão discutidos ainda no Eixo 6: Medidas e Providências Setoriais; Setor Privado; Padrões de Reporte, Riscos Climáticos e Climatewashing; Eixo 7: Agricultura, Pecuária, suas Possibilidades, Contribuições e Alternativas; Eixo 8: Transparência, Governança e Meios de Implementação; e Eixo 9: Posicionamento Internacional, G20 e COP30.
Apoio
Entre os desafios a serem debatidos estão a redução do desmatamento e o apoio aos centros urbanos diante de crises hídricas e elevação do nível dos mares. Outra área considerada fundamental é a do agronegócio e da agricultura de baixo carbono.
Fundamental
“Esse é um eixo fundamental. A gente só vai tratar com seriedade e consistência a questão das mudanças climáticas tendo o setor do agro como parceiro. É um setor fundamental para a nossa economia, para a manutenção da segurança alimentar do mundo inteiro, e tem consequências que podem ser claramente ajustadas e mitigadas. Então eu tenho um apreço fundamental por esse eixo”, afirmou o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CMMC.
Encontro
Nesta sexta-feira (14), ocorre a 5ª edição do “Café com a imprensa”. O seminário é direcionado a jornalistas, repórteres e profissionais de mídia especializados em política e eleições, além de representantes de veículos de comunicação locais e nacionais e assessores de comunicação de pré-candidatos.
Cobertura
O evento será realizado no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, com início às 8h. O café de confraternização será servido às 7h30. O evento, que se consolidou como um marco no calendário eleitoral do estado, tem o objetivo de fortalecer o relacionamento entre o Tribunal e os profissionais da imprensa, fornecendo informações detalhadas e capacitação para a cobertura das eleições.
Nova vara
O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) realizará a instalação da 3a Vara da Comarca da Barra dos Coqueiros na próxima segunda-feira, 17 de junho, às 10h, no Fórum Antônio Xavier de Assis Junior. Segundo o TJSE, a inauguração da nova unidade dará mais celeridade aos processos que tramitam na comarca da Grande Aracaju, melhorando o serviço prestado aos jurisdicionados.
Posse
O ex-deputado estadual Capitão Samuel (PP) tomará posse, terça-feira próxima, na Câmara Federal em substituição ao deputado Thiago de Joaldo (PP), que vai se licenciar para se envolver na campanha eleitoral. O militar reformado promete “fazer quatro anos em quatro meses”. Samuel é o atual presidente da Fundação Renascer.
Ataques
A delegada Danielle Garcia (MDB), pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, identificou ataques à sua pré-candidatura. Atribuiu o fato ao crescimento de seu nome que teria sido identificado nas últimas pesquisas realizadas na capital.
Enem
Termina nesta sexta-feira (14), o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga até 19 de junho, e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, em todas as unidades federativas.