**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Publicado em 07 de dezembro de 2021
Por Jornal Do Dia Se


Sucessão
O governador Belivaldo Chagas (PSD) deve iniciar ainda este mês as discussões sobre a chapa governista para 2022. Belivaldo pretende ouvir as principais lideranças para que o candidato a governador seja de consenso. Hoje, disputam a indicação o prefeito de Aracaj, Edvaldo Nogueira (PDT), os deputados federais Fábio Mitidieri (PSD) e Laércio Oliveira (PP), além do conselheiro do TCE, Ulices Andrade.

Conversa
Belivaldo deve conversar com os quatro pré-candidatos para tentar ver se é possível um entendimento entre eles. Nos últimos dias, Edvaldo Nogueira passou a falar abertamente na possibilidade de disputa, enquanto Ulices trabalha nos bastidores. Fábio e Laércio estão circulando muito pelo interior em busca de apoios.

Reencontro
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) participou do Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Sergipe, realizado no último sábado. Os participantes deixaram clara a convergência em torno do nome do petista para disputar o governo do estado em 2022. Num discurso para a militância, o presidente estadual do PSB, Valadares Filho, disse que a presença de Rogério no Congresso do partido selava o reencontro do PSB com a história.

Novo tempo
Rogério Carvalho disse que “PT e PSB já deram a largada para construir um novo tempo em Sergipe. Juntos, a esquerda, de mãos dadas, faremos a mudança que nosso povo precisa. Nós precisamos fazer esta transformação com todos. Essa aliança fará de Sergipe, um grande estado novamente, com geração de emprego e renda”. Foi muito aplaudido

Trilhos
O ex-vereador aracajuano Elber Batalha (PSB) destacou que esta união representa a luta dos partidos que sempre estiveram ao lado do povo trabalhador: “Eu não tenho dúvida que nessa retomada histórica do PSB aos trilhos, o vermelho é a cor que vai nos unir. É a cor do sangue do povo trabalhador, do povo que acredita. O lado do bem é aqui.”, pontuou.

Déda
A presidente da Fundação João Mangabeira, Tatiane Araújo, reforçou a importância da União entre PT e PSB, e fez um apelo ao senador: ” Rogério, por favor, retome o que Déda fez e que infelizmente acabaram”. Ela defende que o partido e a militância estejam ao lado do senador petista. “O PSB é um partido socialista que tem que estar nas trincheiras dos movimentos sociais. A gente precisa convergir o que tem de bom na militância do PSB e do PT e trazer, agora, uma proposta que pense no povo”.

Mulheres
O Partido Socialista Brasileiro em Sergipe (PSB/SE) empossou no cargo de secretária estadual de Mulheres a médica pediatra Silvia Palmeira Cruz. A solenidade aconteceu no sábado (4), na sede do PSB em Aracaju, durante Congresso Estadual do partido. Em seu discurso de posse, Silvia Cruz fez questão de enfatizar que a vida política brasileira tem se constituído, ao longo do tempo, em um espaço quase que exclusivamente de homens. “Esse cenário leva o país à manutenção do “status quo”, de falta de igualdade, políticas deficitárias e excludentes das minorias vulneráveis”, pontuou.

Cotas
Silvia Cruz citou o percentual de cotas para mulheres na formação de chapas para candidaturas. “A Lei nos assegura 30% de cotas, porém, não se tem se efetivado nossa representativa no poder após as eleições. Importante enfatizar que nós mulheres avançamos em todas as profissões de maneira brilhante, entretanto, na esfera política, mesmo com o incentivo da cota de gênero, não tem se mostrado eficaz para o crescimento da mulher nos espaços de poder”, lamenta.

Transporte
O prefeito Edvaldo Nogueira, que também é presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), informou sobre a mobilização que ocorrerá em Brasília, na próxima quarta-feira (8), com a participação de prefeitos de todo o país, solicitando o auxílio do governo federal para o transporte público do país. Ontem, o prefeito assinou projeto de lei abrindo mão da taxa de 2% cobrada na tarifa de ônibus, a título de gerenciamento do sistema de transporte.

Novo horário
Desde esta segunda-feira (6), a vacinação no drive-thru do Parque da Sementeira passou a ocorrer em horário reduzido, até as 13h, isto porque o local recebe mais uma edição do Natal Iluminado. O ponto de vacinação da Sementeira oferta primeira dose (D1) para adolescentes, segunda dose (D2) de Pfizer e AstraZeneca, e dose de reforço para quem tomou D2 até 7 de agosto. Com o fechamento antecipado do drive-thru, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Francisco Fonseca, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Augusto Franco passam a ofertar o imunizante contra a covid-19 até as 18 horas.

Cidadania
O partido Cidadania Sergipe reúne seus filiados e lideranças políticas no próximo sábado (11), para o Congresso Estadual. O encontro será realizado na Câmara Municipal de Itabaiana, a partir das 15 horas. Na oportunidade serão definidos novos Diretório e Executiva Estadual, além da eleição dos delegados para o Congresso Nacional. Ao longo do mês de outubro, os diretórios municipais foram renovados nos congressos municipais.

Fortalecer
A expectativa do presidente do Cidadania Sergipe, senador Alessandro Vieira, é fortalecer o debate político, a democracia e a atuação coletiva dos filiados do partido. “Cada um dos integrantes do Cidadania tem papel fundamental na mudança que queremos realizar. Em Sergipe, o Cidadania se estrutura para apresentar boas chapas de deputados estaduais, federais, e uma candidatura ao Governo do Estado, nas eleições de 2022, colocando opções para os sergipanos que querem mudar de verdade nosso estado. Essa é a nossa prioridade, e estamos avançando nessa construção”, destaca Alessandro.

Presidência
A sigla partidária a nível nacional optou por apresentar o nome do senador Alessandro Vieira como pré-candidato à Presidência da República. Alessandro tem trabalhado intensamente na composição da terceira via para as eleições de 2022. “A decisão do Cidadania me deixou honrado e traz uma grande responsabilidade. O momento que nós vivemos é de recuperação de uma pandemia que ainda não acabou. Muitos brasileiros estão sofrendo com a tragédia da fome, do desemprego, e nós nordestinos estamos vendo isso mais de perto. Só vamos conseguir apresentar soluções com muita política bem feita”, explicou

Troca
Para Alessandro Vieira, política não é troca de voto, não é corrupção. “Política é um mecanismo que nós temos para resolver os problemas da sociedade. E isso se faz com qualidade, com pessoas honestas e independentes, tudo aquilo que o Cidadania sempre teve na sua história quase centenária. É nessa soma de vontades, de esperança, e de projetos, que nós vamos construir uma vitória, não do partido ou de um candidato, mas uma vitória para o país e para nosso estado. O Brasil e Sergipe merecem ter um futuro e o direito de ter esperança”, ressalta o senador.

Investigação
No sábado, o senador Alessandro Vieira protocolou novo pedido para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Orçamento Secreto. No pedido, Alessandro quer que a CPI investigue a “distribuição e execução de verbas orçamentárias constantes do indicador de resultado primário (RP) n° 9 (despesa discricionária decorrente de emenda de relator-geral, exceto recomposição e correção de erros e omissões) relativas aos exercícios de 2020 e 2021, em menoscabo dos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, eficiência, transparência e impessoalidade”.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade