TRIBUNA
Publicado em 16 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Pesquisas
Na terça-feira (13), a Justiça Eleitoral condenou a empresa CTAS a pagar multa de R$ 53 mil por pesquisa realizada no município de Lagarto, em favor da candidata Rafaela, sobrinha do deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos).
Razão
De acordo com a decisão, a pesquisa SE-03068/2024 apresentou ausência de número de eleitoras e eleitores entrevistados em cada bairro, além de não apresentar o relatório completo com os resultados da pesquisa.
Dados
Foi identificado também inconsistências na indicação dos percentuais relativos ao nível econômico dos entrevistados e ausência de arquivo com assinatura digital do estatístico responsável pela pesquisa.
Propaganda
Foi publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico da terça-feira portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na qual consta a tabela de representatividade dos partidos políticos e das federações partidárias na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional. Os dados da Câmara servirão para fins de cálculo da distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Bancadas
Terão mais tempo de TV os candidatos de partidos com maior número de deputados federais. Veja a distribuição dos 510 deputados por partidos e federação: Avante (7), Federação Brasil da Esperança – PT/PcdoB/PV (81), Federação PSDB/Cidadania (18), Federação PSOL/Rede (14), MDB (42), PDT (17), PL (99), Pode (18), PP (47), PRD (5), PSB (14), PSD (42), Republicanos (40), Solidariedade (7), União (59).
Escola Tech
Somente nesta semana, o programa Escola Tech, da Prefeitura de Aracaju, contemplou mais de mil alunos de mais quatro escolas municipais da capital com computadores de última geração, equipamentos concectados à internet que os estudantes podem levar para casa, promovendo a inclusão digital de milhares de famílias aracajuanas.
Distribuição
Com isso, já são mais de 11 mil computadores entregues, dos 26 mil que a Prefeitura de Aracaju adquiriu e distribuirá nas próximas semanas.
Hip Hop
A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realiza a III Semana Municipal do Hip Hop. O evento acontece entre os dias 15 e 18 deste mês, em diversos locais da capital sergipana, com oficinas, apresentações e diversas expressões da cultura urbana.
Ações
Nesta sexta-feira (16), haverá Batalha de Slam, às 19h, no Centro Cultural de Aracaju, no sábado (17), terá Virada Hip Hop, das 15h às 00h, na Orla do Porto Dantas, e no domingo (18), o evento fecha a programação na Ponte Aracaju – Barra dos Coqueiros, das 14 às 17h. com o Aracaj’urbanos e o RIMAracaju
Barra
Atual prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo (União Brasil) dará o pontapé inicial de sua campanha para reeleição nesta sexta-feira (16), a partir das 17h, com a inauguração oficial do seu comitê eleitoral. O espaço fica numa casa localizada na Avenida Oceânica, Centro, em frente ao Cartório do município.
Mobilização
Ao lado de sua candidata a vice-prefeita, Géssica dos Anjos (Podemos), Alberto Macedo fará uma grande mobilização com os candidatos a vereador da Coligação “A Barra Avança com Trabalho”, formada pelos partidos União Brasil, PL, Podemos e Mobiliza, além de lideranças políticas e populares.
Pai
No sábado, 17 de Agosto, acontecerá o mutirão Nacional “Meu Pai tem Nome”, uma ação do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege) em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio da Central de Mediação e Conciliação.
Paternidade
O evento será realizado no horário das 8h às 13h, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, na Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 1436, Bairro Jardins. O programa “Meu Pai tem nome” tem o objetivo de garantir o direito ao reconhecimento de paternidade ou maternidade para todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Serviços
Além de exames gratuitos de DNA do projeto “Ser Pai é Legal”, a população contará também com gratuidade para segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; sessões de conciliação e mediação familiar; emissão de carteira de identidade para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos; orientações jurídicas em geral; orientações para filiação socioafetiva; ações do projeto “Amar para vincular”; atividades lúdicas e recreativas, entre outros.
Registros
Segundo o Portal da Transparência do Registro Civil, de janeiro de 2023 a 29 de julho de 2024, dos 45.762 registros de nascimentos em Sergipe, 2.956 crianças ficaram sem o nome do pai, ou seja, foram registradas somente com o nome da mãe.