**PUBLICIDADE
TRIBUNA
Publicado em 04 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Sergas
O estado de Sergipe passou a ser majoritário nas ações da Sergas e passa a ter peso de voto de 75,5% nas decisões da companhia. A conquista se deu após acordo judicial junto às companhias Norgás, Compass e Infra Gás e Energia para exercer o direito de adquirir ações da Sergas, encerrando um processo judicial após o Estado identificar irregularidades no procedimento.
Mercado
O governador Fábio Mitidieri comemorou a decisão, pontuando a importância de Sergipe no mercado de gás do País. “Estamos ampliando a participação do estado numa empresa pública. Éramos minoritários e passamos para majoritários. O gás é o futuro de Sergipe e essa aquisição, de R$ 120 milhões, mostra nosso compromisso com o setor e toda a cadeia produtiva que o gás movimenta”, disse.
Propaganda
Terminou ontem a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Ontem também foi o último dia para a realização de comícios e para o uso de aparelhos de som, com exceção do comício de encerramento da campanha.
Nota
Em nota, a Polícia Federal informou que, na madrugada desta quarta-feira (2), a Polícia Militar do Estado de Sergipe conduziu um indivíduo sob suspeita de envolvimento em compra de votos no bairro Santos Dumont, em Aracaju.
Liberado
A autoridade policial, após ouvir o depoimento de um dos policiais e do conduzido, além de analisar os materiais apreendidos e as circunstâncias do caso, concluiu que não havia indícios suficientes para configurar o crime de compra de votos, bem como nenhuma relação do conduzido com qualquer candidato envolvido no pleito eleitoral de Aracaju. Diante disso, o indivíduo foi liberado e as providências necessárias foram tomadas para o prosseguimento.
Sem aulas
Nesta sexta-feira (4), não haverá aulas em todas as escolas da rede municipal de Aracaju. Segundo a Secretaria Municipal da Educação (Semed), 47 unidades, além do auditório Antônio Vieira da Silva Neto, funcionarão como seções eleitorais no próximo domingo (6).
Responde
O deputado estadual Jorginho Araujo usou a tribuna para responder à colega Linda Brasil sobre politização da Educação. A deputada do PSOL defende diálogo do governo com o Sintese, que representa professores da rede estadual.
Política
“Tudo é política, mas a senhora diz que os cargos de comissão não podem ser políticos, devem ser técnicos. Por isso, afirmo que tudo é política, o que não podemos aceitar é a politização de uma instituição sindical na semana das eleições”, declarou Jorginho.
Propósito
Ao finalizar o discurso, o parlamentar afirmou que Fábio Mitidieri marcará a história com sua gestão focada no desenvolvimento. “Este é um governo que está presente e próximo da população sergipana. Deixo um recado para o governador: ‘suporte o processo que viverá o propósito’. Não tenho duvida que ele fará o melhor governo que este estado já viu”.
Socorro
O candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), esteve na sede da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (3) para prestar uma queixa referente a crimes eleitorais que estão sendo praticados no município. Segundo Samuel, indivíduos estão distribuindo um material gráfico com informações falsas sobre sua candidatura.
O caso
Segundo a denúncia, as ações foram registradas na última madrugada, entre a quarta e a quinta-feira, quando três homens espalharam, em várias localidades do município, panfletos e cartazes com informações falsas sobre Samuel. Os materiais foram fixados em locais públicos, como postes e pontos de ônibus, e jogados em diversas residências.
Ônibus
O prefeito Edvaldo Nogueira assinou decreto que garante a gratuidade do transporte coletivo em Aracaju nos dias de votação das eleições municipais de 2024. A medida considera a decisão do STF, que autoriza prefeituras e empresas concessionárias a oferecer o serviço com tarifa zero, sem que isto configure prática de improbidade administrativa ou crime eleitoral.
Lei
Além disso, a decisão atende a Lei Municipal nº 6.603/2, que objetiva a gratuidade no sistema do transporte coletivo nas datas do pleito.
Observadores
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) credenciou cinco entidades para atuarem como instituições observadoras aptas a realizar Missão de Observação Eleitoral Nacional nas Eleições Municipais de 2024. Juntas, essas instituições mobilizarão 259 pessoas observadoras durante as eleições em 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Apenas Amapá, Piauí e Tocantins não receberão observadores nacionais.
Grupo
O grupo é formado pela Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep), pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), pela organização Transparência Eleitoral Brasil, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Imparciais
Cada Missão de Observação Eleitoral (MOE) deverá manter a estrita imparcialidade político-partidária no exercício das funções e atividades que poderão ser desempenhadas até a diplomação dos eleitos. Também é dever das missões atuar de forma independente, transparente, imparcial e objetiva, prezando pela exatidão das observações, pelo profissionalismo na atuação e pela ética nas manifestações.