TRIBUNA
Publicado em 08 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Aracaju
A disputa pela prefeitura de Aracaju (SE) será definida no 2º turno, entre Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT). Com 100% das seções apuradas, a candidata Emília Corrêa obteve 126.365 (41,62%) votos, e seu concorrente, Luiz Roberto, conquistou 72.427 (23,86%) dos votos.
Votação
O pleito teve 303.519 votos válidos. Os nulos foram 16.071 (4,89%) e os em branco 8.840 (2,69%). Compareceram às urnas 328.514 eleitoras e eleitores, enquanto 88.091 (21,14%) se abstiveram de votar.
Emília
Emília Corrêa (PL) é natural de Lagarto (SE). É advogada, defensora pública aposentada, comunicadora de rádio e TV, vereadora de Aracaju e tem 62 anos. No pleito de 2012, ficou como suplente na Câmara Municipal de Aracaju. Já em 2016, foi eleita vereadora. Em 2020, obteve a reeleição para vereadora, sendo a segunda mais votada em Aracaju.
Chapa
Nas eleições 2024, Emília concorre pela coligação Por Uma Nova Aracaju, formada pelo Partido Liberal (PL), pelo Agir (Agir) e pela Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania). Ricardo Marques (Cidadania) é seu candidato a vice.
Luiz Roberto
Natural de Aracaju (SE), Luiz Roberto Dantas de Santana é advogado e tem 59 anos. Gestor público, foi secretário de Desenvolvimento Urbano do governo de Sergipe. Foi servidor do Ministério da Fazenda e também trabalhou na Petrobras, onde se aposentou.
Primeira vez
Sem mandatos eletivos, Luiz disputa, pela primeira vez, o cargo de prefeito de Aracaju pela coligação Pra Aracaju Avançar de Verdade (PP/PSD/Republicanos/Solidariedade/PSB/PDT). Seu vice é Fabiano Oliveira (Progressistas).
Danilo
A derrota de Danilo Segundo (PT) na disputa pela prefeitura da Barra dos Coqueiros foi notícia na Rede CNN Brasil nesta segunda-feira (7). A reportagem teve como título “Com 3,26% dos votos, genro de Lula perde eleição para prefeito em Sergipe”.
Barra
O candidato recebeu apenas 781 votos, o que representa 3,26% dos votos válidos, e ocupou a terceira posição na disputa. O vitorioso foi o ex-prefeito da Barra, Airton Martins (49,30% dos votos). O atual gestor Alberto Macedo (MDB) foi votado por 47,44% dos eleitores.
Agradece
Apesar da reduzida votação, Danilo Segundo se manifestou pelas redes sociais, nesta segunda-feira (7), sobre a derrota nas urnas e agradeceu pelos 781 votos. “Muito obrigado a todos barracoqueirenses que acreditaram na mudança. Nossa caminhada por uma Barra dos Coqueiros para todos foi linda. Quem luta por uma cidade mais justa não descansa. Seguimos juntos! Agradeço a cada voto de confiança. A Barra continua merecendo mais”, registrou Danilo.
Belivaldo
O ex-governador Belivaldo Chagas saiu bem chamuscado destas eleições. Depois de anunciar que iria se aposentar depois que deixasse o governo aceitou ser candidato a vice-prefeito na chapa de Yandra Moura (União) e acabou de fora do segundo turno. A chapa obteve 43.932 votos e ficou em terceiro.
Partidos
O partido que conseguiu eleger mais prefeitos em 2024 foi o PSD, do governador Fábio Mitidieri, com 26 eleitos dentre 49 candidatos. Em segundo lugar está o União, do ex-deputado federal André Moura, com 23 eleitos de um total de 40 concorrentes.
Entrevistas
Já focada no 2º turno, a candidata à Prefeitura de Aracaju, Emília Corrêa (PL), iniciou a semana concedendo uma rodada de entrevistas. Ela fez uma avaliação positiva do resultado e ressaltou seu compromisso com a verdade e o povo aracajuano para a próxima fase da disputa, na qual obteve mais de 126 mil votos.
Agradece
“Meu muito obrigada ao povo aracajuano que me concedeu essa votação expressiva. Gratidão a Deus e ao povo que confiou em nosso projeto. Daqui pra frente, é uma etapa nova, focada no trabalho e em levar propostas reais para Aracaju,” afirmou Emília.
Apoio
A candidata também destacou que o apoio da população serão fundamentais para continuar avançando, reforçando seu objetivo de trazer mudanças que o povo deseja. “Chegamos na frente e vamos continuar, porque o povo quer mudança, e é isso que queremos levar com confiança e verdade.”
Adia
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) adiou a sessão plenária que ocorreria nesta terça-feira (8). A nova data ainda será marcada.
Auditoria
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) disponibilizou em seu site nesta segunda-feira (7), formulário que visa estimular o controle social na elaboração do Plano Anual de Auditoria (PAA) para o ano de 2025. A iniciativa, que é uma novidade na Corte, dará ao cidadão a oportunidade de participar da elaboração do documento.
População
“Estamos comprometidos em tornar o Tribunal de Contas cada vez mais próximo da sociedade. Ao ouvir a opinião da população sobre as áreas que devem ser priorizadas nas auditorias, garantimos que nossas ações estejam alinhadas com as reais necessidades dos cidadãos, promovendo transparência, eficiência e controle social”, afirma a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.
Formulário
Para participar, é preciso preencher o formulário disponível na página inicial do site oficial do TCE (tce.se.gov.br) até o dia 15 deste mês. No formulário, o cidadão irá se identificar, selecionar o seu município e as áreas que precisam de maior atenção do TCE, em sua opinião.
Transparência
O Plano Anual de Auditoria (PAA) é o principal instrumento de consolidação e transparência das fiscalizações realizadas pelo Tribunal. As ações previstas são selecionadas por meio de critérios técnicos e voltadas às áreas que envolvem maior quantidade de recursos e atendem a objetivos mais relevantes para a sociedade.