TRIBUNA
Publicado em 16 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Pesquisa
Os números de uma pesquisa em Aracaju divulgada pela revista Exame gerou dúvidas de quem entende do assunto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como SE-06764/2024 e realizou 600 entrevistas pessoais entre os dias 9 e 10 de outubro.
Emília
A vereadora Emília Corrêa (PL) lidera a disputa pela prefeitura de Aracaju com 57% das intenções de voto, segundo pesquisa do instituto Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, e divulgada nesta segunda-feira (14), pela Exame.
Luiz Roberto
Se a eleição de segundo turno fosse hoje, a candidata do PL seria eleita contra o advogado Luiz Roberto (PDT), que aparece com 36,5% das intenções de voto.
Brancos e nulos
O total de votos brancos, nulos e ninguém é de 3,6% e dos que não sabem, não responderam e estão indecisos são 2,9%. Esse percentual foi que chamou atenção.
Comparação
Do petista Marcelo Barreto nas redes sociais. “Nem vou entrar no mérito dos números de Emília e Luiz. O que me chama a atenção são os votos brancos, nulos e indecisos, que somam 6,5%. Comparando com o resultado do 1º turno, a diferença é gritante: brancos, nulos e abstenções somaram 28,72% do eleitorado. Em apenas uma semana de campanha do 2º turno, o eleitorado fez uma mudança tão brusca assim? Muito estranho!”.
Animado
Passada as eleições, o deputado estadual Paulo Júnior (PV) esbanjou entusiasmo nos trabalhos na Assembleia Legislativa de Sergipe. Vitorioso no pleito de São Cristóvão, onde apoiou e trabalhou por Júlio Júnior, Paulo está animado para os últimos meses do ano na Alese. “Nosso trabalho em São Cristóvão foi aprovado pela população. Agradeço a confiança e reafirmo meu compromisso e trabalho com os sergipanos”.
Socorro
O atual deputado estadual Samuel Carvalho, eleito prefeito de Nossa Senhora do Socorro com votação inédita, sendo o mais votado da história do município, com 56.391 votos participou de uma reunião com o senador Alessandro Vieira e o secretário de turismo de Sergipe, Marcos Franco, para tratar sobre o desenvolvimento turístico de Socorro. O tema central foi a reconstrução da Prainha do Porto Grande.
Recursos
“A nosso pedido, os recursos para a obra já haviam sido enviados, através de emendas do senador Alessandro, entretanto, infelizmente, a atual gestão não deu seguimento. Teremos a alegria e o compromisso de fazer esse sonho acontecer”, reforça Samuel.
Pagamento
O calendário de pagamento dos servidores do Poder Executivo estadual terá início no dia 28 de outubro. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), mais de 75 mil pessoas, entre ativos, aposentados e pensionistas, receberão as respectivas remunerações.
Divisão
Na segunda, 28, receberão os aposentados e pensionistas. Já no dia 29 o pagamento é direcionado aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e suas fundações, além dos integrantes da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). Por fim, na quarta-feira, 30, é a vez dos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações terem as remunerações creditadas.
Décimo
Todos os que fazem aniversário em outubro também receberão a primeira parcela do 13º salário. Vale destacar que os valores serão depositados ao longo dos respectivos dias de pagamento.
R$ 510 milhões
Segundo o governo do estado, com o cumprimento do calendário, serão cerca de R$ 510 milhões injetados na economia sergipana. “A ação ajuda a aumentar a circulação de recursos dentro do estado, contribuindo para o desenvolvimento local”, diz o governo, em nota.
Valmir
O prefeito eleito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), está vindo a Aracaju fazer campanha para a candidata do seu partido Emília Corrêa. No final de semana esteve visitando alguns bairros da capital sergipana.
Governo
O objetivo maior da atuação de Valmir em Aracaju é o seu projeto político de voltar a disputar o governo do Estado em 2026 como prefeito de Itabaiana. Em 2022, ele ganhou as eleições mais não levou por conta da sua inelegibilidade na justiça eleitoral.
Abstenção
No primeiro turno das eleições municipais de 2024, realizado no dia 6 de outubro, em Sergipe, dos 1.733.785 eleitores aptos a votar, 294.172 não participaram do pleito, o que representa uma abstenção média de 16,97%.
Capital
Já na capital Aracaju, dos 416.605 eleitores aptos, 88.091 não compareceram às urnas, resultando abstenção de 21,15%, acima da média estadual. O eleitorado aracajuano está distribuído em três Zonas Eleitorais: 1ª, 2ª e 27ª Zonas Eleitorais.