**PUBLICIDADE
TRIBUNA
Publicado em 24 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Fechada
Na tribuna da Alese o deputado Georgeo Passos (Cidadania) repercutiu a paralisação da fábrica de fertilizantes Heringer localizada no município de Rosário do Catete. O pronunciamento ocorreu nesta quarta-feira (23) e trouxe ainda informações que a hibernação da indústria vai acontecer de forma gradual.
Redução
Segundo o deputado, haverá reduções progressivas ao longo dos próximos meses. “A empresa tomou essa decisão após dois trimestres seguidos com redução nas vendas de fertilizantes, que perdeu 24% do seu faturamento, se comparado ao mesmo período de 2023” explicou o deputado Georgeo Passos.
Desemprego
Georgeo Passos mostrou preocupação com o desemprego na região de Rosário do Catete. “Também tivemos a hibernação de uma outra fábrica que fica em Laranjeiras. Então precisamos somar forças, e a Alese, não pode ficar omissa onde trabalhadores perderão o seu emprego. Esperamos que a Alese junto ao Governo de Sergipe possam formar uma comissão para avaliar a situação”, enfatizou a deputado.
Professor
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) anunciou que o prazo para inscrições para a seleção de professores que desejam atuar no Centro Estadual de Idiomas (CEI) foi prorrogado. O edital completo está disponível no site da Seduc, na seção ‘Editais e seleções’, e as inscrições podem ser feitas por meio do site.
Prazo
Os interessados em participar do processo direcionado para professores efetivos do Magistério da Rede Pública Estadual de Sergipe, para as áreas de Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Francesa e Libras, têm até o dia 28 de outubro para realizar as inscrições.
Reconhecido
O governador Fábio Mitidieri reconheceu a atuação do deputado estadual Paulo Júnior (PV) durante reunião do governo com representantes do moto taxistas e parlamentares nesta quarta-feira (23).
Respeito
Paulo explicou a demanda jurídica da categoria, destacando a importância do Estado como regulador e mediador. “Paulo Júnior é um deputado de oposição que sempre me tratou com respeito. A discussão sobre os táxi lotação é maior, não é de situação ou oposição”, declarou o governador.
Atende
Em reunião entre o governador Fábio Mitidieri, representantes do governo, dos motoristas de táxis lotação e deputados estaduais sobre a regulamentação do transporte, o deputado estadual Paulo Júnior (PV), coautor do Projeto de Lei que trata do serviço na Grande Aracaju, propôs a criação de um grupo de trabalho para estudar a alternativa jurídica para a categoria e foi acatado.
Grupo
Ficou definido que o governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado, irá implantar esse grupo com representantes dos municípios da Grande Aracaju e dos profissionais da modalidade de transporte táxi lotação.
Conselho
Uma gestão que melhore significativamente a atenção do Município a temas sensíveis, como os direitos e políticas públicas da população LGBTQIAPN+, promovendo a inclusão e diversidade. Assim será com Luiz Roberto, candidato à Prefeitura de Aracaju pelo PDT. Ele vai criar o Conselho Municipal LGBTQIAPN+ e elaborar o Plano Municipal de Políticas Públicas LGBTQIAPN+.
Serviço
Luiz Roberto propõe a criação de um serviço especializado para LGBTQIAPN+, em processo ou já na 3ª idade, garantindo atendimentos especializados nos acolhimentos em todos os serviços existentes na Prefeitura de Aracaju, como abrigos da Assistência Social, serviços nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Segurança Pública.
Chapa
O presidente da OAB Sergipe, Danniel Costa, oficializou sua candidatura à reeleição para o triênio 2025/27 na sexta-feira (18). O lançamento oficial da Chapa 2 – “Conexão Nova OAB” – será realizado nesta quinta-feira (24), a partir das 17h, na área verde do Del Mar Hotel, na Orla da Atalaia.
Índios
A deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição, fez um pronunciamento denunciando a falta de ações do governo estadual para garantir a implementação de uma escola indígena no território do povo Fulkaxó, em Pacatuba.
Prazo
Segundo a parlamentar, após uma reunião em abril entre representantes do Ministério Público Federal (MPF/SE), lideranças indígenas e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC), o governo não deu qualquer retorno sobre a criação da escola, mesmo após o prazo de 30 a 45 dias solicitado pela secretaria.
Direitos
Linda Brasil ressaltou a importância de garantir não apenas a posse da terra, mas também o acesso a direitos fundamentais, como educação, saúde e água potável para as comunidades indígenas. “Existir vai além de estar vivo; significa ter acesso a direitos, como todo e qualquer cidadão brasileiro: direito à terra, moradia, água, saúde e educação”, afirmou a deputada.
Apicultura
Ações de apoio à apicultura realizadas pela Codevasf receberão R$ 15 milhões em novos investimentos. O projeto “Rede Nordeste de transição ecológica para apicultura e meliponicultora” foi um dos contemplados pela chamada pública Pró-Infra Centros Temáticos, da Finep. A iniciativa é realizada em parceria por meio de acordo de cooperação técnica com o Sergipetec.