TRIBUNA
Publicado em 11 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Festa
O presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade (PSD), reuniu lideranças políticas de Sergipe na confraternização que realizou na sexta-feira (7), na fazenda da família, em Nossa Senhora de Lourdes. Quase mil pessoas participaram.
Vice
Na festa, o nome de Jeferson chegou a ser anunciado como provável candidato a vice-governador na chapa de Fábio Mitidieri (PSD), que disputará a reeleição. O atual vice, Zezinho Sobral, deverá ser candidato a deputado estadual.
Candidato
Presente ao evento, o governador, em discurso, demonstrou confiança na sua reeleição e garantiu que vai derrubar os concorrentes. “Nunca tive problema com adversário. 2026 já começou e quem não entendeu isso, já perdeu”, enfatizou.
Edvaldo
Presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participa, nesta terça-feira (11), em Brasília, da abertura do Encontro Nacional com os novos gestores municipais, eleitos para o mandato de 2025-2028.
Diálogo
Realizado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, com o apoio da FNP e outras entidades municipalistas, o evento tem como foco fortalecer o diálogo entre os entes federativos, aproximando os órgãos governamentais dos municípios, além de facilitar o acesso a ferramentas e recursos que garantirão a continuidade das políticas públicas nas cidades.
Lula
Tendo como tema central “A cidade de queremos está em nossas mãos”, o evento, que terá a participação do presidente Lula, busca incentivar a cooperação entre os governos federal e municipais para execução de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis nas cidades.
Propriá
Na tarde deste sábado (8), o senador Rogério Carvalho (PT) cumpriu agenda no interior de Sergipe e participou de uma plenária no 12 Tênis Clube, em Propriá, no Baixo São Francisco. O evento reuniu lideranças políticas, militantes e apoiadores para debater temas como desenvolvimento regional, justiça social e democracia, além de fortalecer o diálogo sobre os desafios e perspectivas para Sergipe e o Brasil.
Fake news
Ao abrir a plenária, Rogério Carvalho destacou que a política mudou e que, infelizmente, as fake news dominam o debate público, espalhando desinformação e confundindo a população. No entanto, ele reforçou que o maior desafio hoje não é apenas conquistar avanços, mas garantir que a verdade chegue às pessoas, superando os obstáculos impostos pelos algoritmos e pelas Big Techs.
Comunicação
“Nos tempos de algoritmos tendenciosos e fake news, trabalhar e entregar resultados não basta. Precisamos nos comunicar melhor, voltar às bases, estar mais próximos do povo e combater as mentiras. Eles atacam nosso projeto porque sabem que estamos transformando o Brasil”, explicou o senador.
No hospital
O deputado federal Ícaro de Valmir (PL), através de suas redes sociais, informou aos seus seguidores que precisou cancelar sua agenda devido a problemas de saúde. De acordo com o parlamentar, ele deu entrada recentemente no hospital para investigar a origem de sintomas que está sentindo.
Não é grave
Em sua publicação, Ícaro destacou que, embora acredite que não seja algo grave, decidiu procurar atendimento médico para garantir que tudo esteja sob controle. “Acredito que não será grave, mas é sempre bom se certificar”, afirmou o deputado. Ícaro também garantiu que retornará às redes sociais assim que tiver mais informações sobre seu estado de saúde.
Mercado
O Mercado Central Maria Virgínia Leite Franco, em Aracaju, teve o cronograma de limpeza alterado, de acordo com a Prefeitura de Aracaju. A higienização geral do espaço será feita a cada 15 dias, sempre aos domingos, a partir das 13h. Uma limpeza foi feita no domingo (9) e a próxima será no dia 23 de fevereiro.
Pedidos
Segundo a Emurb, a mudança atende a um pedido antigo dos comerciantes, para minimizar impactos nas vendas e garantir que a higienização continue sendo feita de forma eficiente. Até então, a limpeza era feita na terceira segunda-feira de cada mês.
Senado
Os partidos da Oposição deverão presidir cinco comissões permanentes do Senado neste biênio 2025-2026. O PL poderá ser o partido com o maior número de comissões (três): a de Segurança Pública (CSP), a de Esporte (CEsp) e a de Infraestrutura (CI). Já o Republicanos deve ficar com a Comissão de Direitos Humanos (CDH).
Educação
O PT, por sua vez, deve garantir as presidências das Comissões de Educação e Cultura (CE) e de Meio Ambiente (CMA), enquanto o PSD pode ficar com as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Relações Exteriores (CRE).
Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que pretende construir um acordo com Supremo Tribunal Federal para alterar o número de deputados federais na Câmara. Pela sugestão de Motta, a Casa passaria a ter mais 14 deputados federais, além dos atuais 513, totalizando 527.
Censo
O STF decidiu que o número de deputados de cada estado deve ser revisto em razão do Censo de 2022. A Corte fixou prazo até 30 de junho deste ano para que o Congresso Nacional edite lei complementar para revisar a distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população de cada estado.