TRIBUNA
Publicado em 13 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Edvaldo
O ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) também participou do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. Como presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), também coordenou uma reunião estratégica com os gestores que integram a FNP para o alinhamento da composição da nova diretoria da Frente para o biênio 2025-2027.
Frente
“Por unanimidade, decidimos indicar o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para me suceder na presidência da FNP, a partir de abril. Eduardo Paes é um grande gestor, tem papel atuante na Frente e, com certeza, contribuirá ainda mais para o fortalecimento desta entidade que congrega gestores e gestoras das médias e grandes cidades do país”, afirmou Edvaldo.
Painel
Durante a programação do segundo dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, Edvaldo Nogueira, participou do painel “Federalismo Climático: Acelerando a Adaptação dos Municípios por meio do AdaptaCidades e do Programa Cidades Verdes Resilientes”.
Debatedor
O presidente da FNP foi um dos debatedores ao lado do secretário de Assuntos Federativos do Governo Federal, André Ceciliano; da deputada federal Tábata Amaral; da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; da diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach; e do ministro das Cidades, Jader Filho.
Limpeza
O vereador Iran Barbosa (Psol) cobrou da gestão municipal, na manhã desta quarta-feira (12), mais cuidado com a limpeza da cidade e ações concretas para manter postos de saúde da capital em pleno funcionamento e atendendo à população.
Abandono
Iran destacou que, ao andar pela cidade, tem observado o acúmulo de lixo e o abandono de praças. “Quero fazer uma solicitação à Prefeitura Municipal de Aracaju, especialmente à Emsurb, mais atenção com a limpeza da cidade. Tenho visto, em vários pontos de Aracaju, um acúmulo muito grande de lixo e um certo abandono das praças. Em muitas avenidas que circulam a cidade, vê-se lixo em pontos que não era comum se ver isso”, pontuou.
Sem cuidado
O vereador disse compreender que a gestão está no seu início e ainda se organizando, mas que não se pode deixar que Aracaju volte ao tempo em que a cidade enfrentou o abandono em relação aos cuidados com o recolhimento do lixo urbano e a limpeza de ruas e praças.
Yandra
Em discurso na tribuna da Câmara, a deputada federal Yandra Moura (União-SE) fez um apelo contundente em defesa das crianças com microcefalia causada pelo Zika vírus. A parlamentar denunciou o descaso do poder público e cobrou ações concretas para garantir atendimento adequado a essas famílias.
117 famílias
Yandra destacou a realidade difícil enfrentada pelas mães de crianças com a condição, especialmente em Sergipe, onde 117 famílias lidam diariamente com a falta de assistência. No Brasil, segundo a deputada, há 1.586 crianças vivas com microcefalia, mas o número poderia ser maior se quase 5 mil não tivessem falecido nos últimos anos devido ao abandono do sistema de saúde.
Tratamento
“Faltam insumos básicos e tratamentos essenciais, como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A Medida Provisória do governo federal, beneficia apenas mães a partir de 2023, ignorando aquelas que enfrentam dificuldades desde o surto de 2015. Crianças morrem por infecções generalizadas enquanto o governo insiste em medidas insuficientes. Isso é inaceitável”, afirmou.
Rejeitadas
Durante a sessão de terça-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) desaprovou, por unanimidade, as contas de campanha referentes às eleições de 2024 de Geraldo Anselmo da Silva Santos (Geraldo de Piaba) e Carlos Augusto Siqueira de Jesus (Bacalhau), vereadores eleitos do município de Divina Pastora-SE.
Omissão
Nos dois processos, oriundos da 14ª Zona Eleitoral, as contas de campanha dos recorrentes foram desaprovadas em razão da omissão de doações estimáveis, o que comprometeu a transparência das contas de campanha e inviabilizou a ação fiscalizatória.
Propaganda
Com base nos autos, a prestação de contas de cada candidato foi apresentada sem movimentação financeira ou estimável em dinheiro. Diante disso, o Cartório Eleitoral solicitou que os candidatos explicassem como realizaram a campanha. Eles alegaram que todo o material publicitário, serviços, locações e o comitê foram compartilhados com a candidata majoritária.
Barra
A Barra dos Coqueiros se tornará, nesta sexta-feira (14), o centro de atendimentos em diversas áreas ofertadas pelas secretarias e órgãos parceiros do Governo de Sergipe. Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), o programa Sergipe é Aqui oferece serviços acessíveis a toda população.
Serviços
Durante todo o dia, a partir das 8h, o leque de serviços estará disponível no entorno do Centro de Excelência Dr. Carlos Firpo e na sede da prefeitura local. Entre os atendimentos ofertados, estão a emissão de documentos como RG, CPF, segunda via da certidão de nascimento e ID Jovem; exames na Carreta da Mulher e do Homem; vacinação de bovinos; testes de DNA; quitação de dívidas no Banese, entre outros.