**PUBLICIDADE
TRIBUNA
Publicado em 21 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Ônibus
Os vereadores de Aracaju decidiram, nesta quinta-feira (20), adiar a votação do Projeto de Lei nº 108/2025, enviado pelo Poder Executivo, que trata sobre pedido de autorização para a Prefeitura fazer um empréstimo de R$ 161 milhões para a compra de 30 ônibus elétricos, usina de geração de energia solar e 15 carregadores.
Não explica
O superintendente da SMTT de Aracaju, Nelson Felipe, fez ontem uma exposição sobre o projeto e das razões do executivo em optar pelo veículo elétrico em detrimento dos outros e o retorno social para a população de Aracaju.
Sem informações
Os vereadores avaliaram que as informações recebidas são insuficientes para votar o projeto. A previsão é que o PL volte à pauta na próxima terça-feira (25). A Câmara quer informações adicionais da Prefeitura de Aracaju
Financiamento
Não há uma instituição financeira definida, pois o projeto prevê que o financiamento pode ser contratado com instituições como Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banese, Santander ou Bradesco, escolhendo a que oferecer maior vantagem econômica.
Emergência
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (18), a situação de emergência em 28 cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Carira
O município de Carira, em Sergipe, obteve o reconhecimento federal de situação de emergência por causa da seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Golpistas
O deputado federal Thiago de Joaldo (PP) é favorável à anistia para os bolsonaristas que tentaram dar um golpe na democracia. Para ele, “a anistia se torna a única alternativa contra a perseguição política e judicial que essas pessoas enfrentam. Seguiremos firmes nesse debate, sem medo de defender o que acreditamos”.
Com Gleisi
O deputado federal João Daniel (PT) participou, quarta-feira (19), da reunião de lideranças de movimentos sociais do campo com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT). Também participaram do encontro deputados que formam o Núcleo Agrário do PT na Câmara Federal.
Orçamento
Segundo João Daniel, a pauta da reunião foi a recomposição do orçamento para políticas agrárias, a articulação do governo Lula para investimentos em infraestrutura no campo e a atuação no Congresso em defesa da reforma agrária.
Resposta
Ainda de acordo com o deputado, a ministra disse aos parlamentares que o compromisso dela com valorização da agricultura familiar, da reforma agrária e da economia solidária continua firme.
Criptoativos
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) fará audiência pública para debater um projeto de lei que busca atualizar a legislação do mercado de criptoativos. O PL 2.681/2022, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), trata da emissão, intermediação, custódia e liquidação de ativos virtuais pelas prestadoras de serviços do setor.
Audiência
O requerimento para a audiência, apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), foi aprovado pela comissão nesta quarta-feira (19). O líder do PT no Senado explica que a discussão com especialistas e representantes dos setores público e privado é fundamental, em razão do crescimento expressivo e acelerado do mercado de ativos virtuais no país.
Análise
Para Rogério, é necessário realizar uma “análise técnica e aprofundada sobre as implicações do projeto de lei para garantir a segurança jurídica, transparência e proteção dos consumidores e investidores, diante do papel relevante dos criptoativos na economia digital”.
Servidores
O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira (20) para externar sua preocupação com a mesa de negociação entre os servidores do município e a Prefeitura de Aracaju.
Enrolação
Segundo o parlamentar, já estamos no final do mês de março e ainda não houve diálogo entre a Prefeitura e as categorias do município. Camilo disse estar receoso de que a anunciada Mesa de Negociação continue sendo uma “mesa de enrolação” na cidade de Aracaju.
Respeito
“É muita conversa e pouca solução. Que essa casa fique atenta para que essa mesa de negociação não vire uma “mesa de enrolação”, que atrapalha o servidor público, o serviço público e toda a sociedade aracajuana. O magistério precisa ser respeitado”, concluiu.
Sindipema
Nos dias 21 e 22 de março, o Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), realizará, no Aquários Praia Hotel, na Orla de Atalaia, em Aracaju, um seminário de formação para os seus Representantes de Base.
Educação
Com o tema “Educação sob Ataque: Desafios do PNE frente à conjuntura de ascensão do autoritarismo, populismo e ultraliberalismo no mundo”, o seminário terá como foco a análise dos desafios para o novo Plano Nacional de Educação (PNE).