Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE


Troca de partidos


Publicado em 10 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


Levantamento feito pelo G1 mostra que pelo menos 10% dos deputados federais e 14% dos deputados estaduais trocaram de partido nas últimas duas semanas motivados pela disputa eleitoral do ano que vem. Isso porque o sábado, 5, foi o último dia de prazo para filiação de quem pretende concorrer na eleição de 2014.

Segundo o G1, registros da Câmara e informações dos próprios parlamentares mostram que dos 513 deputados federais, 52 mudaram de legenda. Esses parlamentares estavam distribuídos por 17 partidos e migraram para outros dez.
Desses 52 deputados federais que mudaram de legenda até o sábado passado, dois são de Sergipe: Laércio Oliveira, que deixou o PR e migrou para o Solidariedade, e Almeida Lima, que deixou o PTB para se filiar ao PMDB.

No Senado, até a última sexta, 4, houve registro de dois casos de mudança de legenda entre os 81 senadores – Vicentinho Alves (TO), do PR para o SDD, e Kátia Abreu (TO), do PSD para o PMDB. Os três senadores de Sergipe permanecem em seus partidos: Valadares (PSB), Eduardo Amorim (PSC) e Maria do Carmo Alves (DEM).
Já nas Assembleias Legislativas pelo menos 148 deputados estaduais e distritais, dos 1.059 em exercício, mudaram de partido para disputar as eleições de 2014. Em Sergipe, os dois deputados estaduais oriundos do PSB foram os únicos que mudaram de legenda: Adelson Barreto, que se filiou ao PTB, e Maria Mendonça, que ingressou no PP.

Os partidos que mais perderam integrantes nas assembleias foram o PSB (23 deputados) e o PSD (17). O PSB recebeu 13 novos membros e o PSD (quatro). Já na Câmara Federal as siglas que mais perderam deputados foram PDT (nove) e PMDB (sete).
Os recém-criados partidos PROS e Solidariedade foram os que mais receberam novos filiados entre os deputados estaduais e federais. Nas Assembleias, 32 deputados estaduais se filiaram ao PROS e 19 ao Solidairedade. Já Na Câmara Federal, 22 deputados ingressaram no Solidariedade e 16 no PROS.
Em Sergipe, o Solidariedade integra a base aliada do pré-candidato a governador Eduardo Amorim (PSC) e o PROS a base aliada do pré-candidato ao governo, o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB).

Lançamento
Como a coluna já informou ontem com exclusividade, na manhã de hoje o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) fará o lançamento de oito das 32 obras do Proinveste no Estado. Será às 10h, no Palácio de Veraneio.

As obras
Serão lançadas as obras: Rodovia nos povoados Santa Cruz/São Miguel; Rodovia Japoatã/Propriá; Urbanização das Malvinas; Desmonte do Morro da Piçarreira; Infraestrutura Urbana na Av. Euclides Figueiredo e Loteamento Santa Teresa; Terraplanagem da obra do Hospital do Câncer; Construção da Escola com 10 salas no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro; e Urbanização da Orlinha do Povoado São Brás.

Contrapartida
Existe a expectativa que na próxima terça-feira, 15, as comissões temáticas da Assembleia Legislativa estarão votando o projeto de lei do Executivo Estadual que trata do empréstimo de R$ 160 milhões junto à Caixa Econômica Federal para contrapartida das obras do Proinveste, pelo Governo do Estado. O projeto encontra-se na Casa desde o dia 08 de agosto.

Otimista
"Estou muito confiante na aprovação deste projeto, tanto nas comissões quanto no plenário", enfatizou o deputado estadual Francisco Gualberto (PT), um dos principais articuladores junto à oposição para que o projeto seja votado e aprovado o quanto antes.  
Destino
Segundo Gualberto, grande parte desse dinheiro será investida em obras de saneamento básico e construção de casas populares. Lembra que já "explicou os detalhes aos deputados da oposição, e que todos compreenderam a sua importância".

Nova posição
Com as mudanças sinalizadas pelo governo federal no programa Mais Médicos, o senador Eduardo Amorim (PSC) tende a votar a favor no programa nos próximos dias no Senado Federal. Amorim foi muito criticado pela sua posição inicial contrária ao Mais Médicos, agora, com o recuo do governo em pontos cruciais e a sinalização de mais investimentos na área, pleito defendido por ele, a sua posição é favorável ao programa que levará médicos cubanos a municípios do país onde não tem esse profissional de saúde.

Número um
Em Sergipe, foi Jackson Barreto quem mais criticou essa posição inicial do senador Eduardo Amorim em votar contra o Mais Médicos na Comissão Mista do Congresso.  Disse que ao ser contra o Mais Médicos, Amorim estava contra os pobres e a favor das elites. Lembrou que 74% da população é a favor do programa.

Recado aos Amorim
Ontem, na tribuna da Câmara, o vereador Max Prejuízo (PSB) deu boas vindas à ex-senadora Marina Silva que se filiou ao seu partido. E disse que Eduardo Campos, numa futura candidatura à presidência da República, não dependerá de nenhum palanque. "Essa candidatura pertence ao povo brasileiro, tendo o principal aval de Marina Silva. Em Sergipe, Eduardo Campos contará com o apoio das maiores lideranças socialistas, o senador Valadares e o presidente regional do partido, o deputado federal Valadares Filho".

Na Assembleia
Um debate acalorado foi patrocinado ontem pelos deputados estaduais Ana Lúcia (PT) e Venâncio Fonseca (PP).  Tudo começou quando Ana usou a tribuna para falar com relação às declarações de um professor que deixou a direção do Sintese, as constantes criticas que estão sendo feitas pelo vereador Agamenon Sobral (PP) e também as declarações de Venâncio de que ela teria traído o Sintese para agradar o governo. Ao falar de Venâncio, bastante irritada, a deputada exigiu respeito. Disse que defende os professores e em momento algum se posicionou contra o Sintese.

Ratificando
Venâncio, ao usar a tribuna, manteve a acusação de que a colega Ana Lúcia firmou acordo com o Sintese e em reunião com o governo do estado assumiu outra postura. Ressaltou que a deputada tem que escolher se ficará com o sindicato da sua categoria ou com o governo.

PCdoB
Nesta quinta-feira, o PCdoB promove a Conferência Estadual do partido para discutir teses, eleger nova direção e delegados para o 13º Congresso da agremiação partidária a ser realizada entre os dias 14 e 16 de novembro, em São Paulo. O encontro será realizado na sede do Sindicato dos Bancários de Sergipe, a partir das 19h.

PPS
O partido em Sergipe inicia hoje o período de realização dos Congressos Municipais, visando se preparar para eleição do Diretório Estadual e dos Diretórios Municipais, que acontece em 08 de novembro. O candidato a presidente do PPS, o radialista Marcos Aurélio, critica a direção estadual por não disponibilizar nenhuma estrutura para orientar e auxiliar os dirigentes do interior para a eleição. "Venho dialogando com cada dirigente dos Diretórios Municipais, mostrando a necessidade de uma reformulação no Partido", afirma Marcos.

Veja essa…
Da presidente Dilma Rousseff ontem durante cerimônia em homenagem aos 25 anos da Constituição, na Câmara dos Deputados: "Estou em uma fase de grandes beijos com todo o Brasil".

Curtas
Às 13h desta quinta-feira, Jackson Barreto se reúne com a Comissão de Trabalho Técnico que criou há um mês como a função de analisar os gastos com custeio e as despesas com pessoal, apontando a adoção de medidas para a efetiva redução dos mesmos.

JB vai analisar o relatório preparado pela comissão, que já está em suas mãos, e depois anunciar medidas de austeridade. Especula-se que o relatório propõe fusão e extinção de órgãos para que o Estado possa adequar receita a despesa.

O senador Valadares (PSB) comemorou, em discurso ontem no Plenário, a descoberta de um campo de petróleo em Sergipe. Falou que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deve ir ao estado ainda este mês para fazer o anúncio oficial do que pode ser a maior descoberta de petróleo de 2013.

Na noite da última terça vereadores de Rosário do Catete realizaram mais uma "Sessão Itinerante", no povoado Siririzinho. Foram abordados assuntos relacionados à falta de compromisso por parte da gestão municipal. A crítica maior foi com relação às constantes mudanças na data de inauguração do hospital da comunidade pelo prefeito Laércio Passos.

Os partidos políticos têm prazo até a próxima segunda-feira, dia 14, para entregar à Justiça Eleitoral a lista dos filiados.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE