Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE


Twittadas de Déda


Publicado em 30 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


Mesmo licenciado para tratamento de um câncer no estômago, desde 27 de maio de 2013, o governador Marcelo Déda (PT) acompanha de São Paulo tudo o que acontece em Sergipe. Tanto na política quanto no governo e no seu partido.

Déda está acompanhando o Processo de Eleição Direta do PT, o PED, cujo pleito para presidente nacional do partido, presidente estadual e presidente dos diretórios municipais acontece no dia 10 de novembro em todo o país.

Ele está vendo a disputa acirrada para presidente estadual na sua tendência, a Construindo um Novo Brasil/Articulação Unidade na Luta, entre os deputados federais Márcio Macedo e Rogério Carvalho. Há acusações de ambas as partes, que não ficaram internamente no PT com a militância. Elas são públicas e foram divulgadas pela imprensa.

No último sábado o ex-presidente nacional do PT e ex-senador José Eduardo Dutra esteve em Sergipe para participar de um ato político em apoio à candidatura de Márcio Macedo. Dutra e Déda, inclusive, fazem parte da chapa do parlamentar que já foi presidente municipal e estadual do PT.
Em sua exposição, Dutra criticou quem tem feito a discussão do PED para além da política-ideológica. "Já tivemos dentro desse partido momentos de confronto, de disputa ideológica profunda, que é salutar, pois as posições políticas são colocadas. Mas se vai para a disputa sabendo que todos são petistas e têm o projeto do PT. Esta é a lógica do PT, mas, de repente, vejo inversão de valores em Sergipe. Todo mundo está dando palpite no PED. A discussão dentro do PT tem que ser feita pelos petistas. Não aceitamos a interferência externa nem em opiniões nem em ações heterodoxas", protestou.

Disse que o desafio é eleger Márcio Macêdo, que tem plena capacidade de ser aquele que colocará em prática o petismo que está no "coração e na mente de cada militante". Na oportunidade, transmitiu mensagem de Marcelo Déda e da primeira dama Eliane Aquino a favor da candidatura de Márcio.
Segundo Zé Eduardo, o governador licenciado teria dito que, com "certeza, estaria aqui nesta plenária, onde sempre esteve como fundador do PT e militante histórico deste partido, em pensamento com todos vocês". E pedido "orações e energia para que consiga superar esta batalha".

Isso foi o suficiente para mais um fuzuê. Dutra foi criticado por opositores, que não perderam a oportunidade de dizer que ele estava usando o nome de Marcelo Déda para eleger Márcio, sem respeitar a sua doença.

Ontem, pelo twitter, o governador licenciado foi em defesa de Dutra. "Tenho buscado me manter distante do PED-PT, mas, infelizmente tentaram me intrigar com Zé Eduardo, amigo de 30 anos, principal parceiro no PT. Ninguém está falando em meu nome sem autorização. Zé Eduardo tem autoridade para transmitir minhas mensagens: nunca nos enfrentamos".

Prosseguiu Déda: "O meu candidato é o mesmo de Zé Eduardo, e o nome dele é @MarcioMacedoPT. Eu tenho direito de mesmo doente ter VOTO e OPINIÃO. É ISSO!  Quero pedir aos meus companheiros que compareçam ao PED, fortaleçam o PT, trabalhem pela sua unidade agora e em 2014".
Quem conhece Déda sabe que ele não consegue se desligar por completo de Sergipe e não costuma deixar nada sem resposta…

O anúncio
O governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) disse ontem, em Campo do Brito, que anunciará na próxima segunda-feira as medidas que adotará no Estado para adequar a receita à despesa de pessoal. No sábado ele se reunirá com os membros da Comissão de Trabalho Técnico que criou com a função de analisar as despesas com custeio e pessoal, apontando a adoção de medidas para a efetiva redução dos gastos para que o Estado não desrespeite a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em Brasília 1
Nessa quarta-feira, Jackson Barreto viaja a Brasília para participar da solenidade de 10 anos de implantação do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, com a participação da presidenta Dilma Rousseff, da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e do ex-presidente Lula. O evento será realizado às 11 horas, no auditório do Museu Nacional.

Em Brasília 2
Na solenidade também será lançado o livro "Os filhos deste solo: olhares sobre o povo brasileiro", que traz um artigo do ex-presidente Lula sobre o Bolsa Família. O programa Bolsa Família recebeu recentemente da International Social Security Association (ISSA, Associação Internacional da Seguridade Social), entidade fundada na Suíça em 1927, o prêmio que é considerado o "Nobel social".
Novas inaugurações
Na sexta-feira, Jackson volta ao interior para inaugurar obras e assinar ordens de serviço. Em Siriri, pela manhã, JB dará ordem de serviço de pavimentação de ruas. No município de Muribeca vai inaugurar mais uma Clínica de Saúde da Família. À tarde, em Gararu, ele vai inaugurar uma Clínica de Saúde da Família e a orlinha, entregará um ônibus escolar, e assinará ordem de serviço de pavimentação de ruas da sede do município e cinco povoados.

Novo imposto
O prefeito João Alves Filho (DEM) encaminhou ontem para a Câmara Municipal de Vereadores o projeto de lei do Executivo Municipal propondo a criação da CIP – Contribuição de Iluminação Pública. O projeto, que deverá já ser votado hoje em plenário, é mais um imposto que a população aracajuana terá que pagar se os vereadores aprovarem.

Protesto
Para o ex-deputado federal João Fontes, o projeto é a reimplantação da taxa de iluminação pública. Avalia que a população não pode ser chamada a pagar mais um imposto porque a gestão anterior deixou de pagar R$ 5 milhões de taxa pública. "Qual a culpa da população, que está sendo chamada a pagar esse imposto? Ninguém aguenta mais pagar imposto no Brasil", protesta.

Esclarecimento 1
Do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Zezinho Sobral, sobre nota publicada na coluna de que, segundo uma liderança peemedebista, ele é o pivô das intrigas de Jackson com o petista Silvio Santos, secretário da Casa Civil, pela proximidade com o deputado federal Rogério Carvalho (PT): "A respeito da imagem que estão querendo passar de que eu sou o causador destas intrigas não condiz em nenhum momento com a realidade. Sempre mantive uma relação fraterna com Jackson Barreto, Silvio Santos e Rogério Carvalho em prol do Estado de Sergipe".

Esclarecimento 2
Prossegue Zezinho: "Todo mundo sabe bem que tenho um perfil de sinceridade e franqueza, bem como sempre trabalhei pela união e consenso. Portanto, jamais iria contribuir para intrigas. Aliás, quem está tentando atribuir estas insinuações a mim está, na realidade, fazendo uma projeção de si próprio. E o bom é que todo mundo se conhece em Sergipe".

A opção
Tem mais de um ano que os municípios de Capela e Japaratuba disputam a instalação da usina da Vale para extração da carnalita na região. Ontem, através da sua assessoria, o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral (PMDB), anunciou que durante reunião na última segunda-feira com diretores da Vale foi dito que a empresa fez a opção de construir a usina no seu município.

O critério 1
Segundo a assessoria do prefeito, logo no início da reunião o diretor Industrial de Potássio da Vale do Rio Doce, Francisco Cisne, deixou claro que a posição da empresa quanto à instalação da usina no Estado, independe de questões políticas. "A companhia não está aqui para levantar bandeira partidária, mas sim para implantar este projeto. Desde 2009 as equipes responsáveis já tinham definido qual seria o local da implantação e essa decisão foi tomada mediante diversos estudos", explicou Francisco.

O critério 2
Disse ainda Francisco Cisne, que a Vale passou um ano estudando, fazendo levantamentos, o que mostra que a decisão não foi tomada sem embasamento. Enfatizou que dentre os fatores que contribuíram para a escolha, a localização, proximidade da BR101, terreno e a estrada ferroviária.

Impasse
Como estudos mostram que 80% da carnalita a ser extraída encontram-se no município de Capela, o prefeito Ezequiel Leite entende que a usina deve ser construída no seu município. Deve criar dificuldades para assinar o acordo para extração da carnalita, cujo projeto terá investimento de cerca de R$ 2 bilhões, que vai gerar 14 mil empregos diretos e indiretos, sendo 10 mil apenas na fase de implantação.

Mobilização
Recentemente o prefeito Ezequiel, vereadores e deputados tiveram uma audiência com o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) pedindo apoio para que a usina da Vale para extração da carnalita fosse construída em Capela, já que Japaratuba tem apenas 20% do potássio a ser extraído. JB chegou a dizer que não tinha como interferir e que a decisão seria da própria empresa.  

Tentativa de
entendimento
Com a decisão da Vale por Japaratuba, o prefeito Hélio Sobral quer um encontro com Jackson Barreto, Ezequiel Leite e representantes da Vale para que um possível acordo seja feito.

Agradecimento
Ontem, pelo Twitter, o deputado federal Márcio Macêdo (PT) agradeceu o apoio de Marcelo Déda e José Eduardo Dutra. "Obrigado pelo apoio companheiro Marcelo Déda. O que me move no PED é a defesa do legado do PT e a preparação do nosso partido para o futuro. Obrigado pelo apoio também companheiro Zé Eduardo, que ao lado de Déda, são referências para a minha geração na política e na vida", afirmou.

Curtas
O senador Valadares (PSB) participou ontem de sessão especial do Senado em homenagem aos 25 anos da Constituição Federal. Presidida pelo senador Renan Calheiros, a sessão homenageou o ex-presidente Lula com a Medalha Ulysses Guimarães, devido a sua participação com deputado constituinte em 1988.

Lula também foi homenageado ontem na Câmara dos Deputados com a medalha "Suprema Distinção", concedida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN). Os deputados federais do PT de Sergipe Márcio Macedo e Rogério Carvalho prestigiaram o evento.

No Congresso Nacional, Lula foi recebido à tarde pelos parlamentares do Bloco União e Força (PTB, PR, PSC e PPL), que congrega atualmente 14 senadores, dentre eles, o senador Eduardo Amorim, que é líder do PSC no Senado.

O vereador Lucas Aribé (PSB) participa hoje, em Brasília, de reunião com a ministra Maria do Rosário na Secretaria Nacional de Direitos Humanos para a discussão do Plano Nacional Viver Sem Limite. "Terei orgulho de ser o único parlamentar sergipano presente nesta reunião com a ministra e que terá representantes de todo o Brasil no debate", disse.

A partir das 14h de hoje, na Assembleia, terá audiência pública para discutir o tema "Agrotóxico e Saúde: Alternativas Agroecológicas", visando discutir a utilização indiscriminada de agrotóxicos na lavoura, seus riscos à saúde e ao meio ambiente.  A iniciativa é do deputado estadual João Daniel (PT).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE