Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

UFS e IFS retomam suas atividades em Sergipe


Publicado em 18 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia


Foi apresentado na tarde de ontem, pela pró-reitoria de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o cronograma de reposição de atividades para os mais de 30 mil acadêmicos que passaram 120 dias sem aulas devido à greve nacional dos professores.  De acordo com a direção da universidade, as atividades metodológicas, ainda referentes ao primeiro semestre desse ano, terão início na próxima segunda-feira, 24. Para completar os 200 dias de aula exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), a expectativa é que o segundo semestre letivo de 2012 apenas seja concluído no mês de abril do próximo ano.

O pró-reitor de graduação, professor Paulo Heimar, reconhece que a pausa nas atividades foi extensa, mas acredita no profissionalismo e responsabilidade de cada um com o serviço público.
"Nós possuímos uma grade de professores competentes e com vasto respeito à UFS, e principalmente aos estudantes. Foi elaborado o cronograma de reposições e posso garantir que não haverá o processo de aceleramento. Os alunos podem ter certeza que as aulas serão realizadas com a mesma qualidade de ensino", disse.

Apesar da suspensão da greve e retorno imediato às salas de aula em todos os campi da UFS, a direção da Associação dos Docentes (ADUFS), ressalta que a mobilização da categoria continua, porém em estado de alerta.
Segundo o presidente da associação, Antônio Carlos, os professores esperam que o Projeto de Lei (PL) 4368/2012, que trata da carreira do magistério, seja devidamente aprovado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

"Continuaremos mobilizados e acompanhando o PL, acreditando que o Congresso Nacional não irá ferir a autonomia da universidade nos critérios de progressão e avaliação de seus professores", informou.

IFS – Com as aulas reiniciadas na manhã de ontem, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe compareceram e registraram normalidade nos três turnos. Não muito diferente do ideal da UFS, a direção do IFS elaborou um cronograma que visa alcançar a meta de 200 dias sem prejudicar os alunos. "Assim como estávamos esperando, o retorno dos alunos foi tranquilo e bastante produtivo", afirmou Adelmo Menezes, pró-reitor de Ensino.

Sobre a matrícula dos 240 candidatos aprovados no último vestibular do IFS, o pró-reitor Adelmo Menezes garantiu que não haverá maiores prejuízos. "Agora que as aulas foram reiniciadas, estamos dedicados a debater essa nova etapa burocrática e dispostos a não mais prejudicar os sergipanos que obtiveram êxito nas provas. Assim que escolhermos os dias, iremos publicar oficialmente no nosso portal de notícias".
A expectativa é que o instituto anuncie a nova data para todos os campi até o próximo dia 28.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade