**PUBLICIDADE
Publicidade

UFS não vai exigir comprovante de vacinação


Publicado em 03 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Júnior

Alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) não serão obrigados a apresentar documentação constando a vacinação completa contra a Covid-19 no momento de preencher o campo de matrícula na instituição federal de ensino. A decisão foi deliberada ainda durante o último final de semana, menos de 48h após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, ter suspendido um ato do Ministério da Educação (MEC), o qual proibia universidades e institutos federais de ensino de cobrar o comprovante de vacinação contra a doença para o retorno das aulas presenciais.

Ou seja, durante o processo oficial de matrícula, todos os acadêmicos que porventura não possuam – ou não desejem apresentar o calendário completo de imunização -, serão obrigados a registrar que está deixando de apresentar essa informação pessoal. Sem citar qualquer impasse entre partidos eleitorais, Poder Judiciário e o Ministério da Educação, a reitoria da UFS informou por meio de nota pública que a falta da anexação do documento por erro de sistema ou esquecimento não impedirá a efetivação da matrícula. Essa medida é válida para todos os campos da universidade em Sergipe, bem como para o Instituto Federal de Sergipe (IFS).

“Informamos que nenhum discente será impedido de fazer a matrícula por não ser vacinado, mas não conseguirá realizá-la caso não indique ciência no termo. Por qualquer razão, os alunos que não anexaram o comprovante serão identificados como – não vacinados -“, comunicou. Na tarde de ontem o JORNAL DO DIA tentou conversar com o setor administrativo da Universidade Federal de Sergipe a fim de ter conhecimento a respeito das aulas presenciais. A proposta objetiva era saber se haverá impedimento de acesso aos departamentos internos, aqueles acadêmicos que porventura não foram imunizados, e, consequentemente, não apresentaram o respectivo passaporte da vacina. Nenhum gestor estava disponível para conceder entrevista sobre este assunto.

Um levantamento apresentado no final do ano passado pela instituição superior de ensino mostrou que, atualmente, a UFS contabiliza 20.363 alunos matriculados em cursos de graduação presenciais, 5.448 no Sistema de Educação a Distância (EAD) e 1.087 em cursos de pós-graduação stricto sensu. Estes estudantes estão distribuídos em 15 polos do estado: Arauá, Areia Branca, Brejo Grande, Estância, Japaratuba, Laranjeiras, Lagarto, Poço Verde, Porto da Folha, São Domingos, Carira, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Propriá e São Cristóvão.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade