Quarta, 22 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Últimos programas


Publicado em 01 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia


De acordo com a legislação eleitoral (Lei nº 9.504/97, art. 47, caput), hoje é o último programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão dos candidatos a governador, senador e deputado estadual. Já amanhã será o último dia para divulgação da propaganda dos candidatos a presidente da República e deputado federal.

Assim, esse último programa dos candidatos será de despedida e apelo ao eleitor indeciso a votar com eles. Será a última cartada de convencimento ao eleitorado, com a possibilidade de não haver agressão ao adversário, no máximo uma alfinetada no sentido de que ele é a melhor opção.
O penúltimo programa eleitoral do candidato a governador Eduardo Amorim (PSC) e do candidato a senador Rogério Carvalho (PT), exibido na última segunda-feira, teve ampla repercussão nas redes sociais e nas rodas políticas.

O de Eduardo Amorim serviu de chacota pelos partidários de JB e foi considerado meloso e apelativo pela população. Isso porque ele começou a se despedir chorando e enrolado na bandeira de Sergipe, passando a impressão que tinha jogado a toalha, apesar da intenção ter sido a última cartada para sensibilizar o povo a votar nele.   
Também serviu de chacota a cara de choro do prefeito João Alves Filho (DEM), que estava ao lado da mulher, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM), que disputa a reeleição, quando Amorim discursava emocionado. Estavam também próximos, emocionados, o candidato a vice Augusto Franco Neto, e os familiares de EA. Ao final do discurso, o candidato a governador cumprimentou a todos com um abraço e recebeu aplausos.

Já o penúltimo programa de Rogério Carvalho surpreendeu quando ele exibiu o presidente da juventude do DEM, Júnior Torres, anunciando que não mais apoiava a candidatura de Maria do Carmo.
Disse Júnior: "Tenho muito respeito pela história de Maria do Carmo, mas como presidente da Juventude do Democratas, eu não posso, de forma alguma, aceitar esse tipo de negociata. Votando nela, nessa eleição, você está votando em Ricardo Franco, filho de Albano Franco. Alguém que não foi escolhido por você. Nesta eleição a juventude do Democratas vai votar em quem realmente quer trabalhar por Sergipe. O nosso senador é Rogério Carvalho 131".
Caiu como uma bomba esse depoimento do presidente da juventude do DEM. Era tudo o que João Alves não queria nessa reta final da campanha, quando Maria vem caindo nas pesquisas de intenções de voto e Rogério vem crescendo.

É público e notório que João Alves se licenciou da prefeitura por 10 dias nesse final de campanha, em razão desse cenário político em que Rogério vem crescendo assustadoramente. Sabe-se que no início da campanha a diferença dele para Maria do Carmo era de quase 40% dos votos. Agora essa diferença caiu assustadoramente.
A expectativa agora é saber se vai dar o que falar o último programa de todos os candidatos nas eleições deste ano, que será exibido hoje e amanhã…

Reação
A filha do prefeito João Alves (DEM) e da senadora Maria do Carmo (DEM), Ana Alves Mendonça, reagiu ao depoimento do presidente da Juventude do DEM, Júnior Torres, de que não votaria na sua mãe porque estaria votando no empresário Ricardo Franco (PTB), que é o primeiro suplente de Maria. Isso porque os comentários são que Maria, sendo reeleita, se licenciará para assumir a Secretaria Municipal de Ação Social, assumindo o Senado o filho do ex-governador Albano Franco.

Cobrança
Pelas redes sociais, Ana Alves cobrou explicações ao presidente da Juventude do DEM. "Júnior Torres pegou todos de surpresa. Ninguém sabia de nada. Agora precisa explicar o que aconteceu de verdade. Ele não pode se apresentar em nome do Partido. Junior Torres, o que tem a dizer sobre isso?", questionou.

Na TV
Os candidatos a governador participaram ontem do último debate desta campanha eleitoral, promovido pela TV Sergipe, após a novela Império. O debate, com duração de 1h e mediado pelo jornalista da Rede Globo, Ernesto Paglia, teve a participação de Jackson Barreto (PMDB), Eduardo Amorim (PSC), Sônia Meire (PSOL) e Airton (PPL).

Por decisão judicial
A exemplo do que aconteceu no debate da TV Atalaia, na última sexta-feira, o Airton, cujo partido não tem representação na Câmara dos Deputados, conseguiu na Justiça Eleitoral o direito de participar do debate. Já o candidato Betinho (PTN) não obteve o aval do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para participar do debate da TV Atalaia, assim como o da TV Sergipe.

Justificativa
Betinho tinha conseguido liminar para participar do debate dessa terça-feira, mas a TV Sergipe recorreu contra a sua participação e a de Airton. Só ontem, por volta das 17h, saiu nova decisão favorável a Airton e contrária a presença do candidato "caçador de ratos" no debate, que só faria baixar o nível. O pleno do TRE justificou a autorização somente a Airton pelo fato do seu partido, o PPL, ser uma legenda nova.  

Regra nacional
Tradicionalmente, as emissoras de televisão em todo o país realizam debates com candidatos a presidente da República, governador e prefeito apenas que tenham representação na Câmara dos Deputados. O objetivo é tornar o debate mais proveitoso e atrativo, uma vez que os candidatos nanicos não acrescentam nada por ficarem abaixo de 1% nas pesquisas de intenções de votos, como é o caso em Sergipe de Betinho e Airton.

Registro
Sergipe deve ser o único Estado em que um candidato de um partido nanico, sem representação na Câmara e com menos de 1% dos votos, obteve o direito na Justiça Eleitoral de participar de um debate na televisão às vésperas das eleições. Não acrescenta nada.

Torcida
Como é tradição, as claques dos candidatos a governador marcaram presença na porta da TV Sergipe, onde assistiram ao debate através de telões. Com bandeiras e cantando o jingle da campanha, as claques fizeram a festa na chegada e nas perguntas e respostas dos seus candidatos.

Motivação
Em Muribeca, o candidato Eduardo Amorim disse que o que mais lhe motivou em toda campanha foi ver a sua mãe Celina distribuir seus santinhos de mão em mão, pedindo voto, porque acredita no seu caráter, na sua índole. "Ela está bem ali, nesse sol estonteante fazendo campanha. Não há nada mais sublime, além do carinho do meu povo e da minha gente, ver essa cena e não se emocionar. Obrigada, minha mãe!", disse emocionado.
Na lista
O Uol divulgou ontem os senadores candidatos a reeleição ou ao governo que respondem a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF). Integram a relação Eduardo Amorim (PSC/SE), Acir Gurgacz (PDT-RO), Alfredo Nascimento (PR-AM), Eduardo Braga  (PMDB-AM), Fernando Collor (PTB-AL), Gim Argello (PTB-DF), Lindberg Farias (PT-RJ), Lobão Filho  (PMDB-MA), Paulo Bauer (PSDB-SC), Roberto Requião (PMDB-PR) e Wellington Dias (PT-PI). Como a coluna divulgou ontem, o inquérito contra Eduardo Amorim é o de nº 2867, por improbidade administrativa/ crime da Lei de Licitações.

Fogo inimigo
Em conversa ontem com a coluna, o candidato a governador Jackson Barreto disse que venceu na última segunda-feira a liminar que o adversário Eduardo Amorim tinha conseguido para que corresse em segredo de justiça o inquérito que tramita contra ele no STF. "Com os Amorim tudo é guardado embaixo de sete chaves. A casa e o apartamento que moram não informam o valor. Até os processos são em segredo de Justiça", alfineta.

Satisfação
Jackson disse que ficou satisfeito com a presença dos irmãos do ex-secretário e ex-deputado federal Jorge Alberto (PMDB) na carreata que realizou no domingo em Aracaju e no comício anteontem à noite, em Capela. Jorge Alberto, mesmo sendo do partido de JB, apóia o adversário Eduardo Amorim.

Sem prisão 1
De ontem até o dia 7 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido no País, salvo em casos de flagrante delito, de desrespeito a salvo-conduto e de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. A medida obedece ao Princípio das Garantias Eleitorais, baseado na tese de que ninguém poderá impedir ou atrapalhar o direito do cidadão de votar.

Sem prisão 2
Caso haja eleição em segundo turno para presidente da República ou governador, previsto para o dia 26 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 21 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação.

Veja essa…
De Jackson Barreto sobre o ex-companheiro Jorge Alberto: "Enquanto os irmãos participam da minha campanha, Jorge Alberto é locutor de Amorim nos comícios. Na verdade, a raiva de Jorge Alberto é porque ele perdeu a Secretaria de Administração no governo Marcelo Déda e passou a não mais comandar os contratos do Estado".

Curtas
Eduardo Amorim tem agenda cheia hoje. Às 7h faz panfletagem na rótula da ponte da Coroa do Meio; às 9h caminhada na Coroa do Meio; às 13h participa de reunião com lideranças; às 15h faz nova caminhada na Coroa do Meio; às 19h tem panfletagem na Unit; e às 19h30, visita feira do Augusto Franco, e em seguida caminhada no conjunto.

Já Jackson Barreto participará, nesta quarta-feira, a partir das 15h, de carreata nos municípios de Itaporanga D´Ajuda, Salgado e Riachão do Dantas, encerrando no Povoado Tanque Novo. Haverá ainda caminhada das Mulheres, comandada por Eliane Aquino, a partir das 16h, com saída da Praça Camerino.

No comício em Capela, Jackson estava ao lado do ex-prefeito Sukita (PSB), a quem prestou solidariedade pelos problemas que vem enfrentando.
De Eduardo Amorim, na caminhada que fez no loteamento Novo Horizonte, em Socorro: "É grande descaso. Além de esgotos a céu aberto, lamas por todas as ruas, a areia é fofa. É visível que nada foi feito por esse povo. É preciso olhar por vocês, o Novo Horizonte está em verdadeiro abandonado devido à precariedade em que vocês sobrevivem. É lamentável e impressionante como as pessoas são carentes. Não sei se fico mais triste ou se maior é a vontade de lutar pelos que mais necessitam".

O candidato a deputado federal André Moura (PSC) segue firme com sua campanha pela reeleição, devendo ser um dos mais votados. O campeão de votos para a Câmara dos Deputados deve ser Adelson Barreto (PTB).

Contagem regressiva: faltam quatro dias para as eleições 2014.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE