Domingo, 22 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade

Um Quê de Negritude volta ao palco com espetáculo “ESIN – Onde a Fé Ensina a Amar”


Publicado em 30 de novembro de 2021
Por Jornal Do Dia


O grupo “Um Quê de Negritude”

O grupo “Um Quê de Negritude”, formado por alunos e ex-alunos do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, retomará aos palcos com a apresentação do espetáculo “Esin: Onde a fé ensina a amar”. A encenação acontecerá no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, nesta segunda-feira, 29, às 19h, tendo como público os alunos do Atheneu; e acontecerá também na terça-feira, 30, às 14h, para alunos de outras escolas, e às 19h, aberto ao público em geral.

O Projeto Um Que de Negritude está no 14º ano de edição e trabalha embasado nas leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam o ensino das culturas afro e indígena nas escolas. “A temática deste ano reporta-nos à trajetória de um negro de nome Alabê, que traz seus conhecimentos acerca da sua cultura, fazendo um paralelo com outras religiões. Em tempos difíceis que estamos vivenciando, o espetáculo “Esin- Onde a Fé Ensina a Amar” retrata de forma lúdica a Ópera Alabe de Jerusalém, de autoria de Altair Veloso, fazendo uma abordagem em que a fé, independentemente de qual seja ela, salva por meio do amor”, disse Clélia Ferreira Ramos, idealizadora do projeto.

O grupo tem aproximadamente 100 integrantes, dentre os quais estão atores, produção, coreógrafos, entre outros. Essa peça já foi encenada em 2019 e retoma agora após o período de pandemia em que se exigia o distanciamento físico. O espetáculo, que dura pouco mais de duas horas, é composto de um roteiro dinâmico de performances das representatividades das religiões, cuja origem remonta à história dos escravos, por meio dos orixás; da santíssima trindade, com a Santa Ceia; do menino Jesus e seus apóstolos; e, convoca o público à reflexão sobre a intolerância religiosa presente nos dias atuais.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade