Sem medo de ser feliz.
**PUBLICIDADE
Um show de luz
Publicado em 15 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
O Natal Iluminado promovido pela Prefeitura de Aracaju promete espantar o escuro para bem longe do Centro. Até o fim do ano, 11 milhões de pontos de luz deslumbrarão nativos e turistas, mariposas em volta de uma lâmpada, povoando o umbigo da capital sergipana.
O show de luz não é inédito, chega agora à sétima edição. Assim, excepcionalmente, o poder público municipal oferece segurança e bons motivos para qualquer um passear no coração da cidade até altas horas, inesperadamente à vontade no miolo de Aracaju.
Em verdade, contudo, o Centro da cidade não é um, mas vários. Ao longo do dia, a maior parte do ano, o comércio popular atrai multidões de consumidores indiferentes à História impregnada nas pedras do Calçadão. Cai a noite, contudo, o comércio é outro. Putas, travestis, gatunos e viciados encontram guarita na escuridão.
O abandono do Centro Histórico não é exclusividade da capital sergipana, onde prédios desabitados vacilam, alheios a um imperativo de função social. Brasil afora, a situação é a mesma, nem assim aceitável. Falta um projeto com ambição transformadora, a ambição que mudou um amontoado de palafitas em verdadeiro espaço público, com saneamento e tudo, ali no mangue da coroa do meio.
O Natal Iluminado prova: se o poder público assim quiser é bem possível viver Aracaju como cantou Ismar Barreto – de uma ponta a outra,o Centro e as periferias,sem medo de ser feliz.