Uma Escola para construtores de uma nova cidade
Publicado em 27 de julho de 2018
Por Jornal Do Dia
* Bosco Rolemberg
Comemorando um ano de participação no processo de reconstrução da cidade resolvi compartilhar algumas reflexões.
Aracaju vive um novo momento: o prefeito não tremeu diante do tamanho do desafio frente à crise geral das cidades e do país e foi buscar soluções criativas para os complexos problemas.
Foi escolhido pela população para resolver a situação, confiando na sua capacidade demonstrada na gestão anterior.Trabalha para realizar sua visão de cidade inteligente, criativa e humana.
E assim vai renascendo na população a alegria em ver uma boa gestão cuidar e melhorar a cidade.
A Escola de Governo, vinculada a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão é parte deste processo.
O investimento na capacitação dos servidores produz benefícios de amplo alcance.
Servidores mais qualificados produzem mais resultados na execução dos projetos.
Ao tempo que realiza ações com base no planejamento estratégico, a Prefeitura de Aracaju oferece as condições teóricas para que servidores impulsionem seu desempenho.
Gestores mais qualificados estarão mais aptos a enfrentar os grandes desafios e conquistar objetivos e metas, melhorando a prestação dos serviços públicos.
Conscientes da missão, visão de cidade e dos valores basilares, todos contribuem para a conquista do objetivo maior além da etapa da reconstrução: construir uma cidade inteligente, humana e criativa.
Na Escola de Governo trabalhamos para despertar o interesse pelo estudo e crescimento profissional, contando com profissionais da própria administração, estabelecendo acesso aos cursos EaD da UNIBB e UNICAIXA, e construindo parceria com Instituições de Ensino Superior.
Após um ano e meio de trabalho os frutos começam a aparecer: 67 cursos atingindo 1.537 servidores, 13 palestras beneficiando 433, com o conteúdo abordando planejamento estratégico, gestão de pessoas, licitações, contratos, termos de referência, motivação e liderança…
Os depoimentos dos alunos nas avaliações expressam aspectos positivos comuns: a ampliação dos conhecimentos, a oportunidade de crescimento profissional e pessoal, a integração e troca de experiências entre os diversos setores e Secretarias.
Na comunicação com os servidores estimulamos o envio de sugestões, críticas, propostas e opiniões sobre a qualidade dos cursos e a efetiva melhoria dos processos de gestão.
Os novos desafios exigem maiores esforços para a conquista de melhores resultados: elaboração do Programa de Formação de Gestores e do Projeto Político Pedagógico, criação do Conselho Consultivo, montagem de um Quadro de Servidores Instrutores.
Estamos construindo uma Escola que inova cuidando do bem estar psicossocial e estimula a reflexão sobre as políticas públicas.
Visamos atingir um patamar de excelência no uso das tecnologias, modernização da gestão, com participação dos servidores.
A motivação é cuidar e melhorar a vida dos servidores e das pessoas e reconquistar a qualidade de vida.
Realizar experiências positivas na gestão das cidades é uma forma de reconquistar a confiança da população na política, nos partidos e governos.
* Bosco Rolemberg é diretor da Escola de Governo e Administração Pública da Prefeitura Municipal de Aracaju