UTIs privadas batem lotação máxima e públicas estão perto
Publicado em 08 de junho de 2021
Por Jornal Do Dia
A lotação dos leitos exclusivos de Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) continua em risco de colapso nos hospitais sergipanos. O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado ontem apontou que, ao todo, 832 pessoas com coronavírus estão internadas, e que, das 225 vagas de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS), apenas duas estavam desocupadas, sendo uma no Hospital de Urgência João Alves Filho (Huse) e outro no Hospital da Polícia Militar (HPM). Com isso, a taxa de ocupação das UTIs da rede pública estava em 99%. E outros 58 pacientes aguardavam vagas em UTI, sendo 17 no Hospital Fernando Franco, em Aracaju.
Já na rede particular, a ocupação bateu a lotação máxima, com 100,50%, com 184 internados em 183 vagas. A UTI do Hospital da Unimed bateu os 126,30% de ocupação, com cinco pacientes em leitos de contingência. A do Hospital São Lucas tinha quatro pacientes em contingência, com ocupação de 108%. E o Gabriel Soares, da rede Hapvida, tinha três pacientes a mais que a capacidade. Outros três pacientes aguardam vagas em UTI na rede, sendo seis no São Lucas.
Enfermarias – Já nos leitos clínicos, a situação é quase a mesma, mas o limite do colapso permanece na rede privada. De 191 vagas disponíveis, 178 estão ocupadas, perfazendo uma taxa de 93%. No Hospital Primavera, há 109% de internação. No Renascença, 108%, enquanto o São Lucas está com 118%, e o da Unimed,103%. Também nestes hospitais, os pacientes excedentes ao número de leitos estão internados em leitos de contingenciamento.
E nos hospitais públicos, a ocupação de pacientes caiu, mas as enfermarias estão 100% ocupadas no Hospital de Urgência João Alves Filho (Huse), no Regional Jessé Fontes (Estância), no Hospital Universitário de Lagarto (HUL), no CapsJaelPatricio e nos hospitais Nestor Piva e Fernando Franco, em Aracaju. Somando todos os hospitais, de 339 leitos de enfermaria disponíveis, 245 estão ocupados, deixando a taxa em 72%.