**PUBLICIDADE
Publicidade

V Xirê da Consciência Negra traz debates sobre produção de conhecimento na luta antirracista


Avatar

Publicado em 24 de novembro de 2021
Por Jornal Do Dia


O Ilê Axé Alaroke promove, nos dias 25 e 26 de novembro, a 5ª edição do Xirê da Consciência Negra, com o tema ‘Saberes e Produção de Conhecimento na Luta Antirracista’. O evento será realizado online, gratuito, via Instagram (@alaroke), a partir das 21h, sendo voltado à sociedade em geral. O objetivo é comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, compartilhando conhecimento e fomentando o debate que perpassa pelo enfrentamento da intolerância religiosa no Brasil.

No dia 25, o Xirê traz para discussão o tema: Os “De Comer” no Candomblé: Encantamentos e Saberes, com a participação do babalorixá do Ilê Axé Alaroke (Sergipe), Juracy Júnior Xaguinandji, que é mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); da iyalorixá do Ilê Axé Yapondá Bamirê (Rio de Janeiro) Maria Auxiliadora Batista Yapondá; e do babalorixá do Ilê Obá L’Okê (Bahia), Vilson Caetano, que é professor doutor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e autor de livros como ‘Comida de Santo que Se Come’ e ‘Na Palma da Minha Mão: Temas Afro Brasileiros e Questões Contemporâneas’. A mediação da Mesa fica por conta de Lina Delé Nunes, mestra e doutoranda em Antropologia, atuando em pesquisas sobre alimentação e religiosidade na UFBA.

Já no dia 26, a Mesa de debate é sobre Educação Decolonial e Epistemologias de Terreiro na Luta Antirracista, reunindo o babalorixá do Ile Ase Sango (São Paulo) Sidnei Nogueira, que é doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo e autor de livros como ‘Intolerância Religiosa’, obra finalista do Prêmio Jabuti; a doutora em Educação e professora da UFS Marizete Lucini e o babalaxé Fernando Aguiar, doutor em Educação e professor da UFS. A mediação será feita pelo ogã Ramon Diego, que é mestre em Ciências da Religião pela UFS.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade