Segunda, 20 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Vacina contra gripe está disponível para todos


Avatar

Publicado em 03 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Com a meta de imunizar 232.121 pessoas residentes da capital sergipana, Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou que unidades básicas de saúde estão autorizadas para proceder com a vacinação contra a influenza para a população geral. No decorrer dos últimos dois meses o JORNAL DO DIA tem destacado o trabalho desenvolvido pela saúde pública na tentativa de aplicar doses de vacina em grupos até então prioritários. Pelo coordenador do Hospital Fernando Franco, William Barcelos, foi dito que a chegada do outono – e consequente aproximação do inverno -, todos os anos contribui para que as unidades de saúde se deparem com a sazonalidade, em especial, a pediátrica.
A direção da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) vem alertando os profissionais da área sobre a importância da imunização de bebês prematuros contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Este é o principal agente causador de infecção do trato respiratório inferior de crianças nos primeiros anos de vida. Segundo a SBP, o vírus provoca maior gravidade quando acomete bebês prematuros, cardiopatas e portadores de doença pulmonar crônica da prematuridade. A ampliação do público-alvo da campanha nacional de combate à influenza tem como principal objetivo proteger os adultos, os quais, desde a última semana de abril, também têm buscado as unidades de saúde com sintomas relacionados à gripe.
Sobre a primeira etapa deste processo de proteção, ao todo foram vacinadas 12.563 crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; 110 puérperas; 2.088 gestantes, e 32.542 idosos. Responsável por coordenar o departamento de imunização da SMS, Larissa Ribeiro destacou que, ao ser imunizado, o paciente permite que: “a carga viral seja minimizada e contribua para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas, além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A partir de 9 anos de idade, é necessária apenas uma dose.” Este trabalho também tem sido impulsionado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A ser administrada em duas doses, neste primeiro momento estão aptas para receber a vacina crianças com idades entre 10 e 14 anos. Conforme divulgado pela Prefeitura de Aracaju, a vacinação é feita nas seguintes unidades de saúde, de segunda a sexta-feira: das 8h às 17h: Augusto Franco, na Farolândia; Marx de Carvalho, no Ponto Novo; Edézio Vieira, no Siqueira Campos; José Calumby, no Jardim Centenário; Francisco Fonseca, no 18 do Forte; Cândida Alves, no bairro Santo Antônio; José Machado de Souza, no Santos Dumont. Já das 8h às 16h30: USF Celso Daniel, no bairro Santa Maria. Para se vacinar, basta apresentar documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju (que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade