O Plano envolve o fortalecimento da rede por meio da ampliação de leitos e reestruturação das escalas de profissionais da saúde (Valter Sobrinho/SES)
Vacinação contra gripe vai começar no próximo dia sete
Publicado em 01 de abril de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
.
A partir da próxima segunda-feira (7), o Governo de Sergipe dará início a Campanha de Reforço da Vacinação contra Influenza, com a finalidade de proteger a população e reduzir os riscos de complicações provocadas por doenças respiratórias. No ano passado, conforme destacado pelo JORNAL DO DIA, em virtude do cenário de gravidade imposto pelo vírus da gripe, na primeira quinzena de maio 37 crianças aguardavam por unidades de terapia intensiva (UTI) pediátrica. De acordo com o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), nos hospitais da Criança, Santa Isabel, de Urgências de Sergipe (Huse) e Fernando Franco, todos os leitos permaneciam ocupados.
Na tentativa de impulsionar o serviço de proteção das crianças, paralelo à campanha estadual e o ‘Dia D – destinada à vacinação em massa’, um esquema de contingência para doenças respiratórias foi desenvolvido e anunciado esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A partir deste mês 74 novos leitos foram criados para atender o público infantil durante o período de outono e inverno; o plano contempla a reestruturação das escalas de profissionais da saúde e a contratação de unidades de saúde, bem como outras medidas para reforçar a vigilância epidemiológica. Com esta ampliação, Sergipe passa a dispor de 375 leitos.
Dados da SES indicam que, se comparado ao primeiro semestre de 2023, a ampliação destes espaços atinge 180%, já que há dois anos o Estado contava disponibilizava 132 leitos fixos. O mesmo ocorreu com os leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip), quando a gestão, em 2023, assumiu com dez leitos de Utip e, atualmente, conta com 33 leitos, uma ampliação de 230%. Pelo diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, foi oficializado que a partir de hoje os 75 municípios sergipanos passam a receber as doses da vacina. Todas as secretarias municipais de Saúde devem se organizar para atender a população em busca do imunizante.
“O Estado começará a distribuição da vacina contra a influenza a partir desta terça-feira, após isso, os municípios podem começar a estruturação da vacinação, pois, quanto mais cedo vacinar, menor será o impacto dos casos durante a sazonalidade. Além disso, temos a circulação do vírus da Covid-19, então orientamos que atualizem a caderneta vacinal na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência”, destacou. O imunizante é trivalente e passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos e mais e gestantes.