Vacinação dos idosos continua em Aracaju
Publicado em 08 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
Na tentativa de diminuir alta concentração de pacientes em unidades básicas de saúde do município, a Prefeitura de Aracaju deu início na manhã de ontem ao cronograma de vacinação itinerante contra a influenza. Responsável por coordenar a Campanha Nacional de Vacinação na capital sergipana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) escolheu a Praça Zilda Arns, localizada no bairro Jardins, para melhor operacionalizar a aplicação das vacinas em idosos e profissionais da saúde. Essa ação faz parte de um conjunto de medidas elaboradas pela administração municipal, a qual, até a tarde de ontem, já havia atingido 90,09% do público alvo pertencente à primeira fase da campanha. Na semana passada mais de quatro mil pessoas foram imunizadas no sistema drive-thru.
Em números não percentuais a PMA revelou que 48.099 idosos já foram vacinados, mas que, independentemente do já conquistado sucesso prévio, esse fornecimento assistencial segue sendo realizado também nos postos de saúde. Para respeitar o cronograma anteriormente definido, ainda na próxima quarta-feira, 14 de abril, o público da terceira idade poderá receber a vacina contra a Influenza na praça do final de linha do conjunto Bugio; já no dia 15 a ação acontecerá na praça do bairro 18 do Forte, próximo ao 28º Batalhão de Caçadores. De acordo com a Secretaria da Saúde em todos os dias a vacinação será realizada no mesmo horário, das 8h às 12h.
Para a secretária da Saúde, Waneska Barboza, o esforço coletivo de toda a Secretaria tem contribuído para que números positivos estejam gradativamente sendo contabilizados antes mesmo das vésperas do final da primeira fase. Dados satisfatórios os quais ela não deixa de reconhecer o apoio concedido diariamente por estudantes e docentes das duas maiores universidades em atuação no estado de Sergipe. Ao JORNAL DO DIA Waneska reforçou a integração trabalhista de toda a pasta.
Calendário nacional – De acordo com o Ministério da Saúde a campanha segue até o dia 22 de maio e terá sua ação intensificada no dia 9 de maio. Ela é dividida em três fases: esta primeira a qual segue até o dia 16 de abril; a segunda, a partir do dia 16 de abril quando passam a receber a vacina professores, agentes das forças de segurança e as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições clínicas especiais; e a terceira, que acontecerá dia 9 de maio, imunizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.