Venda de combustíveis em Sergipe recuou 12,5% em março
Publicado em 09 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis em Sergipe, em março deste ano, totalizaram aproximadamente 54,9 milhões de litros, assinalando queda de 12,5% quando comparado a março de 2019. Em relação ao mês imediatamente anterior, fevereiro último, as vendas diminuíram 11%.
As vendas totais de combustíveis – objeto da análise – englobam as vendas, em litros, de gasolina, etanol hidratado, óleo diesel e querosene de aviação.
No primeiro trimestre de 2020, foram vendidos no estado 184,1 milhões de litros de combustíveis, registrando queda de 3,5%, na comparação com o mesmo período de 2019.
Veículos – A mesma pesquisa mostrou que as vendas de veículos novos no estado, em abril último, totalizaram 657 unidades, menor valor da série histórica, desde fevereiro de 2005, resultado fortemente influenciado pelas medidas governamentais restritivas, referentes à pandemia da COVID-19.
O número de veículos novos aqui referido, diz respeito à soma das vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise, de acordo com a nota fiscal da compra.
Em termos relativos, verificou-se recuo de 33% nas vendas em relação ao mês antecedente, março deste ano. No comparativo com abril de 2019, as vendas registraram recuo de 57,4%.
As vendas de automóveis e comerciais leves totalizaram 601 unidades, apresentando queda de 34,9%, em relação às vendas do último mês de março. Em relação a abril do ano passado, observou-se redução de 58,1% das vendas desse segmento.
Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou a comercialização de 48 unidades, assinalando redução de 7,7% em relação ao comercializado no terceiro mês do ano. Já em relação a abril de 2019, observou-se queda de 47,3%. No segmento de ônibus, as vendas alcançaram 8 unidades.