O rei da festa.
Verão em brancas nuvens
Publicado em 22 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos – riansantos@jornaldodiase.com.br
Aparentemente, nem mesmo a comunicação do Governo do Estado bota fé no Verão Sergipe. Visito os canais de informação oficiais e não encontro menção digna de nota. O evento vai ocorrer, como previsto no calendário anual. Mas só se fala em outra coisa.
A minha impressão é conhecida do leitor, por força da reiteração: As festas do homem abadá não despertam curiosidade de ninguém. Estranha, no entanto, que depois de se firmar como rei da festa, o governador já não se empenhe de corpo e alma na divulgação do principal evento da estação mais calorosa do ano, como faz com o Pré-Caju de Fabiano Oliveira.
Homem abadá, o leitor habitual desta página bem o sabe, é só um apelido carinhoso, atribuído ao governador Fabio Mitidieri. Isso, porquê o governo do Estado derrama um rio de dinheiro a fim de viabilizar a realização da prévia carnavalesca promovida pela ASBT, todos os anos.
Ninguém sabe exatamente quanto é empregado. Toma-se por certo, à revelia de qualquer dado concreto, que o gasto gera dividendos econômicos, além de promover a aldeia como um destino digno do interesse de eventuais visitantes. Mas o Carnaval chega, fatalmente sucedido pela Quarta-feira de Cinzas, vai embora… Ano após ano. E Sergipe permanece fora do mapa.