Verão Sergipe 2025 leva desenvolvimento, cultura e esporte para Pacatuba

Entre dunas, rio, lagoas, mangues e com praias ainda intocadas, Pacatuba, no baixo São Francisco sergipano, reúne cenários que encantam quem aprecia belezas naturais diversas.Conhecida também pelo ‘Pantanal sergipano’, o município recebe a partir desta sexta-feira (24), a primeira edição do Verão Sergipe 2025, que leva à região uma ampla programação artística, cultural e esportiva.
O evento, promovido pelo Governo de Sergipe, fortalece a economia local e é uma oportunidade de apresentar para sergipanos e turistas o potencial turístico do litoral norte de Sergipe.
Manoel Pinto Santos tem um quiosque à beira da Praia de Ponta dos Mangues e viu o movimento crescer após a primeira edição do Verão Sergipe no município, em 2024.
“Depois da primeira edição, nossa região passou a ser conhecida e está se desenvolvendo. Antes, trabalhava sozinho aqui, mas agora conseguimos empregar outras pessoas e já somos cinco trabalhando para dar conta do movimento. O turista chega aqui e se deslumbra com a natureza”, revelou o comerciante.
O impulso à economia da região também foi destacado pelo morador Alessandro dos Santos, que encontrou no Verão Sergipe uma oportunidade de renda extra neste início de ano, já que as empresas contratadas para organizar os eventos esportivos e artísticos precisaram contratar mão de obra local para montar as estruturas necessárias às programações.
“O pessoal nos contratou para o apoio, só aqui já foram dez, mas deve chegar a 50 contratados. É bom demais, porque a gente estava parado, somos pais de família que vivem da pesca e, agora, vamos ter uma renda a mais. É muito bom começar o ano novo assim, está todo mundo feliz”.
A família do professor Genilson Santos vive na comunidade da Ponta dos Mangues há quatro gerações e, para ele, ver a localidade receber pelo segundo ano consecutivo o Verão Sergipe é motivo de orgulho.
“Meu bisavô foi um dos primeiros a chegar nesta região. Temos lugares lindos, uma beleza natural que não existe em outro lugar. E esse evento do Estado divulga a região, o que é muito importante. Sou apaixonado por esse lugar, comecei a fazer poesia por causa disso, olhando nossas paisagens”, contou o morador, que também é poeta e trabalha com cordel e xilogravura.
De acordo Genilson, o evento também oferece uma opção diferenciada de cultura e lazer para os moradores locais, que levam uma vida simples. “E além de curtir a programação, os moradores podem ter uma renda extra, trabalhando no evento”, completou.

Resultados – Segundo a prefeita Iara Martins, Pacatuba registrou muitos efeitos positivos após a primeira edição do Verão Sergipe em 2024.
“A gente vê que depois da primeira edição está realmente tendo resultados, o turismo despontou. Os hotéis estão sendo muito bem procurados e empregam várias pessoas da região. A gente já deu vários cursos profissionalizantes também, priorizando essas pessoas, a população que trabalha nesses locais. E ainda tem o vendedor ambulante, que no dia do evento atende aos turistas, os barqueiros que fazem os passeios, todos nativos, moradores que vendem quentinhas; todas essas pessoas estão ganhando e tendo sua independência a partir do trabalho”, enumerou.

Compartilhe esta notícia