O 'Painel covid-19' está disponível para a população desde o início de outubro, possibilitando o acesso a informações atualizadas sobre a evolução do novo coronavírus na capital
Volta às aulas em escolas e faculdades continua indefinida
Publicado em 09 de outubro de 2020
Por Jornal Do Dia
O governador Belival do Chagas se reuniu ontem à tarde, no Palácio dos Despachos, com o Comitê Técnico-Científico de Atividades Especiais (Ctcae), para ouvir sugestões das diversas entidades do setor educacional sobre a possibilidade de volta às aulas presenciais. Essa foi a primeira de uma série de reuniões para discutir o tema. Não houve a definição de nenhuma data para o retorno às aulas presenciais, suspensas desde o dia 17 de março. No entanto, ficou acordado que, a partir de agora, acontecerão reuniões semanais (uma por semana) para análise e discussão de todas as propostas oferecidas.
Durante a reunião foi apresentada a situação epidemiológica de Sergipe e exemplo dos estados que retornaram as aulas presenciais. Além disso, foi apresentado o planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura (Seduc) para um possível retorno das atividades presenciais nas unidades de ensino, como as medidas de segurança e vigilância.Mesmo que ainda não haja definição de data, a Seduc assegurou que a rede educacional já está se preparando para a possibilidade do retorno, com base em um documento editado pelo Ministério da Educação (MEC), em experiências de outros estados e em protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O processo de contratação de equipamentos e preparação de estrutura nas escolas já começou, mas o superintendente de Planejamento da Secretaria-Geral de Governo (Segg), Marcel Resende, frisou ontem que as atividades só voltarão a partir de um consenso e com segurança."A reunião de hoje foi para ouvir todos os setores e as demandas. O governador deixou claro que as aulas só irão voltar naquelas escolas que seguirem os protocolos, caso o comitê decida o retorno. Próxima quinta-feira haverá uma nova reunião com todos os representantes de hoje e pode haver, ou não, uma deliberação para essa volta", explica.
Participaram da reunião os representantes da Seduc, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese),da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen), do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado Sergipe (Sintrase), do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Estado de Sergipe (Sinepe), do União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses) e da Universidade Tiradentes (Unit).