Em 10 dias, Aracaju já alcançou 180 milímetros, sendo que a média histórica para todo o mês de junho é de 200 milímetros.
Volume de chuvas em Aracaju ainda é muito alto
Publicado em 10 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
Com 20 dias ainda pela frente, dados apresentados pela Defesa Civil Municipal mostram que a capital sergipana, Aracaju, já está prestes a atingir o maior volume de águas oriunda da chuva registrado na história. Com destaque paras os bairros que compõem a região Sul da cidade, desde a madrugada de ontem foi possível contabilizar mais 90 milímetros, quantitativo suficiente para gerar alagamentos nos bairros Aeroporto, Aruana, Santa Maria e Mosqueiro, na zona Sul, como também no bairro Lamarão, localizado na zona Norte.
A perspectiva por parte do Centro de Meteorologia de Sergipe é que o novo registro histórico seja atualizado até o próximo domingo (12).
Isso deve de fato ocorrer em virtude de até o momento Aracaju já ter alcançado a marca de 180 milímetros, sendo que a média histórica para os 30 dias de junho é de 200 milímetros. Diante da vulnerabilidade provocada pelo mau tempo, equipes da Defesa Civil intensificaram o trabalho que monitora a instabilidade climática, bem como passaram a intensificar os estudos em pontos considerados estratégicos da cidade, com ênfase às áreas de riscos.
Até as 9 horas de ontem, três ocorrências relacionadas a alagamento foram registradas através do serviço emergencial 199, da Defesa Civil. No bairro Aeroporto, uma equipe foi imediatamente deslocada para avaliação e encaminhamentos necessários junto à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para a desobstrução do sistema de drenagem. Também houve registro de alagamento nos bairros Lamarão e Mosqueiro, para onde também foram direcionadas equipes.
O meteorologista Overland Amaral, chamou a atenção da população para o início do período mais chuvoso do ano. Segundo o especialista, a partir da próxima quinta-feira, dia 16 – quando inicia a segunda quinzena de junho -, é possível que o estado de Sergipe se depare com uma maior instabilidade climática, bem como pancadas de chuvas e rajadas de ventos mais intensas e recorrentes. “Dentre todos os 12 ciclos anuais, maio se destaca como sendo um dos mais chuvosos. A partir de agora enfrentaremos um período de tempo fechado e muitas chuvas em todas as regiões de Sergipe”, declarou. O inverno começa oficialmente no próximo dia 21.
Em caso de acidentes ou riscos, os órgãos de segurança pública solicitam que os sergipanos entrem em contato com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) 190. Situações de emergência podem ser informadas também pelo telefone 193. O setor de emergência da Defesa Civil Municipal informou ao JORNAL DO DIA que funciona todos os dias, com escalas que se revezam 24h; o telefone para contato é: 199.