Sexta, 19 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna 05-10-23


Avatar

Publicado em 05 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Represália
Da bancada sergipana, apenas os deputados federais Icaro de Valmir (PL) e Gustinho Ribeiro (Republicanos) que assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dá ao Congresso Nacional o poder de revogar expressamente decisões do Supremo Tribunal Federal.

Força
De autoria do deputado Domingos Sávio (PL-SP), a PEC ganhou força após o STF ter considerado inconstitucional a tese do marco temporal como critério para demarcação de terras indígenas.

Prêmio
Do senador Rogério Carvalho (PT) nas redes sociais: “Prêmio Elite Parlamentar 2023. Estou muito feliz com mais um prêmio conquistado, através do nosso mandato. Essa é a terceira premiação ao longo desse ano e isso me deixa muito honrado!”

Ranking
Rogério completou: “Sou o único sergipano citado no ranking dos mais atuantes e influentes do Congresso Nacional e, mais do que nunca, seguiremos trabalhando diuturnamente para fazer a diferença no Senado Federal e contribuir com os avanços que o nosso povo tanto precisa”.

Agilidade
Projeto de lei de autoria do vereador Breno Garibalde (União Brasil) foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O PL 185/2023 institui, no município de Aracaju, o direito do contribuinte de ter acesso a meios e formas de pagamento digital, para quitação de débitos de natureza tributária, taxas e contribuições.

Facilidade
Bruno disse que o projeto tem o intuito de facilitar a vida do aracajuano, para que a população possa pagar os tributos municipais também através de Pix e transferência bancária. “Sabemos da burocracia para esse tipo de serviço, da demora na compensação do pagamento e do fato de aceitarem pagamentos apenas em um único banco”, destacou.

Sanção
Com a aprovação, ainda é necessário que o prefeito Edvaldo Nogueira sancione para que o projeto seja transformado em lei.

Turismo
O vereador Fabiano Oliveira (PP) teve dois Projetos de Lei aprovados na câmara voltados para o turismo. Um dispõe sobre a obrigatoriedade dos portos, aeroportos e rodoviárias de manterem a decoração alusiva aos festejos juninos durante o mês de junho e o outro sobre as diretrizes para o turismo religioso em Aracaju.

Em Estância
O prefeito Gilson Andrade (PSD) enviou para a Câmara Municipal uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica dispondo de um percentual de 1,2% da Lei Orçamentária Anual para a criação das chamadas Emendas Impositivas. Já lida em plenário, a proposta segue em tramitação nas comissões da Câmara.

12 anos
O governador Fábio Mitidieri e o secretário da Casa Civil, Jorge Araujo Filho, participaram nesta quarta-feira, em Brasília, da comemoração pelos 12 anos do PSD. Em Sergipe, o PSD já elegeu dois governadores. Na última eleição, fez o maior número de deputados estaduais na Assembleia Legislativa.

Animais
Os problemas e desafios de protetoras e protetores dos animais serão temas de debate nesta sexta-feira (6), às 14h, na Câmara Municipal de Aracaju. As dificuldades das instituições também serão discutidas. A sugestão da sessão especial foi do vereador Ricardo Marques (Cidadania).

Projetos
O vereador Ricardo Marques já aprovou dois projetos relacionados à causa animal. Um deles cria o “Selo Amigo dos Animais”, para empresas que têm iniciativas na defesa e proteção dos animais na cidade de Aracaju. O vereador também destinou emenda impositiva em prol de uma instituição que cuida de animais de rua.

O Enem é pop
O professor do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, Fabiano Oliveira, inovou mais uma vez e lançou na terça-feira (3), o projeto audiovisual ‘O Enem é POP!’, uma coleção de paródias e vídeos que traz conteúdos de Língua, Literatura e Redação de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De graça
A publicação ‘O Enem é POP’ é totalmente digital, interativa, gratuita e está disponível no canal do Instagram do professor (@proffabianooliveira). Por meio dela, há hiperlinks pelos quais os internautas poderão acessar e baixar gratuitamente CD com as letras de paródias pedagógicas, resumos e clipes.

7ª edição
‘O Enem, o Sonho & Você!’ está na sétima edição e já foi vista por mais de 45 mil estudantes. Consiste numa aula show que reúne os principais conteúdos da prova do Exame Nacional do Nível Médio, com paródias de letras de compositores conhecidos, a exemplo de Beyoncé, Marília Mendonça, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Pablo, Maiara e Maraísa.

Dores
A prefeitura de Nossa Senhora das Dores lançou edital para concurso público em cargos de todos os níveis. São mais de 200 vagas. Entre os cargos disponíveis estão guarda municipal, agente de saúde, técnico de enfermagem, condutor de ambulância, arquiteto e assistente social.

Inscrições
As inscrições vão até o dia 27 outubro. A previsão é que a prova objetiva aconteça no dia 26 de novembro.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade