Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares conquistaram medalha de prata
Brasil conquista prata histórica na Ginástica Artística
Publicado em 05 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Competindo mais solta, depois da conquista da vaga olímpica, a Seleção Brasileira de GAF deu show e comprovou que ocupa lugar de destaque na elite da modalidade.
A Ginástica Artística Brasileira continua a registrar façanhas históricas. Nesta quarta-feira (4), a Seleção Brasileira de GAF, conquistou a medalha de prata na competição por equipes no Mundial de Antuérpia. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares somaram 165.530 pontos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (167.729). A França completou o pódio (164.064).O resultado é o melhor da história da participação brasileira na competição, superando o quarto lugar na edição de 2022, disputada em Liverpool.
“Ao longo da minha gestão, conquistamos medalhas olímpicas e mundiais individuais. Estava faltando justamente um resultado como esse, de uma competição por equipes. Ele comprova o que estamos dizendo há alguns anos: o Brasil hoje tem uma escola consolidada na Ginástica Artística. Embora contemos com talentos individuais excepcionais, esse resultado é produto de um movimento muito mais amplo, de um País que abraçou a modalidade, e que definitivamente sabe “fazer” ginástica. Temos gente competente trabalhando nos clubes, administradores, treinadores, fisioterapeutas, massoterapeutas, médicos e, é claro, muitas meninas incríveis espalhadas pelo País. E digo mais: aprendemos a fazer, estamos nos aprimorando e, com o Brasil cada vez mais envolvido e apaixonado por esse esporte, não vamos parar mais”, disse Luciene Resende, presidente da CBG.
Depois de alcançar a vaga olímpica, objetivo principal no Mundial da Antuérpia, ao assegurar a quarta colocação na fase classificatória da competição, o Brasil competiu mais solto e, cometendo menos erros, brilhou com intensidade ainda maior.
A campanha brasileira da Ginástica Artística Feminina ainda está longe de terminar. A próxima jornada, nesta sexta-feira (6), será a disputa do individual geral. Pela primeira vez na história, o Brasil classificou duas atletas no primeiro grupo: Rebeca Andrade (4ª) e Flavia Saraiva (6ª).