Terça, 22 De Abril De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Publicado em 09 de abril de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Alckmin
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), estará em Sergipe no próximo sábado (12), para participar do Congresso Estadual 2025 do PSB, que acontecerá às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa.

Coordena
Estão na coordenação do evento o vice-governador e secretário Zezinho Sobral, que é presidente estadual do partido, e o secretário da Saúde, Claúdio Maynard, que é o vice-presidente estadual da legenda.

Eleitos
O PSB tem hoje, em Sergipe, um prefeito (Rogério Sobral, de Ribeirópolis), dois vereadores em Aracaju (Rodrigo Fontes e Elber Batalha) e o vice-governador, além de alguns vereadores no interior.

Yandra
A deputada federal Yandra Moura (União), coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política e presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE), cumpre missão oficial em Bruxelas, na Bélgica, junto ao Parlamento Europeu e instituições da União Europeia

Diálogos
A visita faz parte da ação “Diálogos UE-Brasil: Fortalecendo a Participação das Mulheres e Combatendo a Violência de Gênero na Era Digital”, apoiada pelos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil.

Alessandro
Do senador Alessandro Vieira (MDB) nas redes sociais: “O Opera Mulher é um verdadeiro divisor de águas na saúde pública de Sergipe. Durante anos, muitas mulheres esperaram por cirurgias que só aconteciam após longas batalhas judiciais”.

R$ 10 milhões
Segundo ele, agora, esse cenário está mudando. “Com a destinação de R$ 10 milhões do nosso mandato e a parceria com o governo estadual, garantimos a realização de procedimentos como o tratamento da endometriose e a cirurgia de redução de mama, fundamentais para a saúde física e emocional das mulheres”.

Dor e alívio
“São histórias de dor que estão se transformando em histórias de alívio, dignidade e recomeço. É assim que a política deve funcionar: enxergando as pessoas, ouvindo suas necessidades e trabalhando para mudar realidades!”, concluiu o senador.

Três sessões
Nesta semana, as ministras e os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reunirão para três sessões de julgamento, sendo duas ordinárias – na terça (8), às 19h, e na quinta-feira (10), às 10h – e uma extraordinária – nesta quarta (9), às 9h.

Emendam
A sessão extraordinária foi convocada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, na última quarta-feira (3), e substituirá a sessão plenária do dia?15 de abril. Ou seja, o TSE não fará nenhuma sessão na Semana Santa.

Projeto
A deputada federal e terceira secretária da Câmara, Delegada Katarina (PSD/SE), protocolou o Projeto de Lei 1.376/2025, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome de Tourette. A proposta visa garantir mais visibilidade, inclusão e direitos a quem convive com essa condição.

Batizado
O projeto foi batizado de “Lei Nicolas Matias”, em homenagem a uma criança que se tornou símbolo de superação e empatia, ao expor, de forma sensível e educativa, os desafios enfrentados por pessoas com a síndrome.

Diagnóstico
Segundo Katarina, a proposta busca promover o diagnóstico precoce, o acesso a tratamentos especializados, a capacitação de profissionais da educação e da saúde, além de campanhas de conscientização para combater o preconceito.

Posse
o Hospital Universitário da UFS, administrado pela Ebserh, realizou a cerimônia de posse da nova superintendente. A médica infectologista Angela Maria da Silva assumiu oficialmente o cargo durante solenidade no auditório da instituição, que contou com a presença de autoridades da UFS e do próprio Hospital.

Emília
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, foi eleita vice-pesidente temática “Políticas para Neurodivergentes” da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos do Brasil (FNP). O anúncio foi feito durante o primeiro dia do encontro da entidade, realizado em Brasília, que marcou a eleição da nova diretoria e a apresentação das vice-presidências temáticas.

Conquista
Emília celebrou a nomeação como uma conquista importante para Aracaju e para a inclusão de pautas urgentes na agenda nacional. “Quero compartilhar com vocês uma notícia que me enche de alegria e, ao mesmo tempo, de senso de responsabilidade. A pauta da neurodivergência precisa, com urgência, ganhar espaço, voz e prioridade nas políticas públicas em todo o país”, afirmou.

Edvaldo
A FNP foi presidida nos últimos três anos pelo ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), que deixou o cargo na última segunda-feira. O novo presidente é Eduardo Paes, do Rio de Janeiro.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade