Foto: Aldo Barranco/PT
45 anos do PT: “O Brasil é grande demais para ser pequeno”, afirma Lula
Publicado em 25 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
O segundo dia de celebrações dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu, no sábado (22), os quadros mais importantes da legenda, na região portuária do Rio de Janeiro. O Armazém 3 do Pier Mauá, no centro da capital fluminense, ficou lotado para receber o presidente Lula, a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, o presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA), Paulo Okamotto, além de membros do governo, parlamentares petistas e outros correligionários do presidente.
Em discurso, Lula se emocionou ao lembrar do acidente doméstico que sofreu no Palácio da Alvorada e das investidas truculentas da extrema direita contra seu governo. O presidente assegurou, contudo, que sua saúde está em perfeito estado e pregou o enfrentamento à burguesia e seus representantes.
“Sinceramente, foi o momento mais delicado da minha vida, os médicos chegaram a dizer que eu poderia ter entrado em coma. Chegaram a dizer que eu poderia morrer por causa disso, e graças a Deus, ontem eu fui fazer os exames, e o Luninha está 100%”, garantiu, antes de ser ovacionado pela militância petista.
“Eu estou mais vivo do que nunca, mais forte do que nunca, e quem quiser me derrotar vai ter que ir para um lugar que a gente sabe combater, que é na rua, conversando com o povo, conversando com mulheres, conversando com homens, organizando as pessoas, porque a gente não veio de forma temporária, a gente veio para mudar a história do Brasil”, completou.
Lula defendeu os investimentos em inclusão social e criticou o governo anterior por ter negligenciado os mais vulneráveis. “Nós hoje investimos em política social e política de inclusão mais de R$ 300 bilhões. Se não fosse a nossa política de inclusão e ele [Jair Bolsonaro] estivesse governando, esse dinheiro ia pra mão de quem? Pra mão dos mesmos que sempre ficaram com o dinheiro desse país”, condenou.
“Nós vamos cuidar do povo mais pobre, do povo trabalhador, dos empreendedores, dos pequenos, que é que a gente precisa custar. É pra isso que o PT veio, é pra isso que o PT nasceu”, resumiu Lula.