Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeitura dá novos ares ao bairro Santos Dumont


Publicado em 21 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


A Praça Ulisses Guimarães, uma das mais importantes do bairro

A promoção de diversas ações junto à comunidade e a realização de uma série de obras pela Prefeitura de Aracaju foram responsáveis por transformações poucas vezes evidenciadas na história do bairro Santos Dumont. As melhorias são facilmente notadas por aqueles que conhecem o local e o seu passado, mas é no reconhecimento demonstrado pelos moradores que melhor fica exposta a intensidade das transformações ali promovidas.

Os loteamentos Bahamas e São José são exemplos emblemáticos do que o poder público municipal realizou pelos moradores da zona norte da cidade nos últimos anos. Esses dois loteamentos foram construídos há mais de 20 anos sem a infraestrutura adequada, e por isso diversos problemas castigavam a região. Ruas com o acesso comprometido ou completamente impossibilitado, sobretudo no período chuvoso, eram comuns. No inverno, as pessoas se tornavam reféns da chuva e íntimas do tormento decorrente de extensos alagamentos.

Nova realidade – Com um investimento de R$ 5,4 milhões em recursos próprios, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizou no local obras de esgotamento, drenagem e pavimentação em um total de 11 ruas e quatro travessas. Hoje, barro, areia e lama existem apenas na memória dos moradores. Foi finalmente decretado o fim da lama e da poeira na área dos dois loteamentos, onde já é possível se locomover a pé, de bicicleta, moto ou carro, independente da previsão de tempo.

Além das obras nas ruas, também foi construída uma praça no local. O espaço, além de promover o lazer, é mais um estímulo à integração social e à segurança do bairro. No Santos Dumont há cerca de 50 anos, a artesã Celeste Maria Vieira diz que nunca viu as reivindicações dos moradores serem tão ouvidas pelo executivo municipal como nos últimos anos. "O que nós sentimos é que o progresso realmente chegou aqui", assegura.

Mercado – As mudanças no Santos Dumont são muitas. E são diversos setores beneficiados. A valorização do pequeno comerciante e o estímulo ao comércio local são exemplos de resultados alcançados com a reforma do Mercado Setorial Viana de Assis. Com um investimento de R$ 369 mil, foram construídos 44 novos boxes e solucionados antigos problemas existentes na cobertura metálica, na rede de drenagem e nos sistemas elétrico e hidráulico do mercado. O local ganhou ainda um novo telhado, piso, iluminação, cobertura e banheiros públicos.

A vendedora Gilvaneide Ferreira exalta esta como a melhor reforma já feita no mercado, onde vende há 15 anos. "O espaço todo está mais higiênico porque a estrutura facilita bastante a limpeza. Antigamente quando chovia ficava todo mundo na lama; vendedor, comprador e até os produtos", lembra a comerciante de legumes e verduras.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade