Thainá é quem representará o Estado de Sergipe
Aluna do Médici vai representar Sergipe em olimpíadas
Publicado em 26 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
Entre os mais de 600 estudantes que irão competir nas Olimpíadas do Conhecimento estará a aluna da rede estadual Thainá de Melo Medeiros, que irá representar Sergipe na etapa nacional da competição. O evento, que é promovido pelo Senai, será realizado no período de 12 a 18 de novembro, no Anhembi, em São Paulo, e reunirá estudantes de todo o Brasil.
Thainá Medeiros estuda no 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Garrastazu Médici e faz curso técnico de Segurança do Trabalho, numa parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Ela conta que até chegar a este nível, passou por várias etapas da competição, conquistando a 1ª colocação na etapa estadual.
O diretor do Colégio Médici, Wilton de Oliveira, não escondeu seu orgulho e satisfação com a participação da aluna nas Olimpíadas do Conhecimento. "Isso é tão gratificante para todos nós. É uma vitória para mim. Fico vislumbrado com isso; não tenho nem palavras", disse o diretor, emocionado.
Thainá também disse estar muito feliz e revelou que nem esperava chegar a essa etapa do campeonato. "Eu queria muito participar para adquirir mais conhecimentos. Com isso, acabei passando, nunca achei que iria chegar tão longe. Na minha área serei a única a representar Sergipe", explicou.
Apesar de ter ainda 18 anos, ela já sabe a responsabilidade que carrega ao representar Sergipe num evento nacional. "Sinto-me com uma responsabilidade enorme, porque representar meu estado não é para qualquer um. Independentemente do resultado, só de chegar até a final e participar do evento, já me sinto vitoriosa", disse.
A 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento contará com 638 estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes, sendo o maior torneio de educação profissional das Américas.
Neste ano, 576 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e 62 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) mostram habilidades técnicas e pessoais em 54 profissões, das quais 50 são da indústria e quatro são dos setores de comércio e de serviços (Cabeleireiro, Cozinha, Serviço de Restaurante e Técnico em Enfermagem).
Nas provas, elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos, os competidores precisam interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Todos são avaliados em diferentes quesitos, e vencem o torneio os alunos que conseguem as melhores notas.