O estudante Edson Dionísio com as professoras
Sergipano é premiado no concurso de redação do Senado Federal
Publicado em 18 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia
"O sucesso da nação está diretamente ligado ao desenvolvimento de cada cidadão". É com essas palavras que o estudante Edson Dionísio Santos Junior, do Colégio Estadual Tobias Barreto, justificou os argumentos utilizados na redação premiada no 5º Concurso de Redação do Senado Federal, na qual abordou o tema: "Meu município, meu Brasil". Edson concorreu com 280 colegas de escolas da rede pública estadual, e sua redação foi classificada como a melhor de Sergipe. Ele será um dos 27 alunos de todo o Brasil a ser premiado pelo Senado Federal no dia 19 de novembro, em Brasília.
"Estou muito feliz com essa premiação. É um orgulho para mim e para meu Estado. Ano passado participei do mesmo concurso, porém não fui classificado. Apesar disso, não me desestimulei. Investi nos estudos, contando sempre com a equipe do Colégio que me proporcionou o apoio necessário para que este ano conseguisse a classificação", relatou Edson, que será premiado com um notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal.
Amante da arte de escrever, desde os 12 anos Edson Santos participa de concursos. Hoje, com 18 anos, o aluno faz o 3º ano do ensino médio e pretende cursar direito e, quem sabe, tornar-se colunista em um jornal impresso falando sobre política ou educação. A diretora do Tobias Barreto, Leide Aquino Santana de Souza, acredita que a conquista do aluno também é fruto do trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula. "Com certeza temos muitos alunos com grande potencial. Ele mostrou que, com dedicação e força de vontade, tudo é possível. Nós desenvolvemos muitos projetos ligados à leitura, concursos, enfim, diversas atividades que estimulam não só a obtenção de conhecimento, mas a formação do aluno em cidadão", afirmou a diretora.
O concurso nacional de Redação é promovido anualmente pelo Senado Federal, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Secretarias de Educação dos Estados. O objetivo é estimular nos estudantes dos dois últimos anos do ensino médio, regularmente matriculados nas escolas públicas dos estados e do Distrito Federal, com faixa etária de 16 a 19 anos, a reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania.
Jovem Senador – Os premiados no concurso farão parte também do Projeto Jovem Senador, com uma simulação de como é o processo de criação de leis do país. A legislatura terá a duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da mesa, encerrando-se com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na ordem do dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Edson explicou que para o projeto, fará um estudo sobre uma emenda que ele irá explanar no plenário do Senado. "Vou tentar colocar os principais pontos e apontar na minha visão as possíveis falhas. Será uma experiência incrível, tenho certeza", finalizou.