ÁREAS POBRES SOFREM COM AS CHUVAS

Milton Alves Júnior

As fortes chuvas que caíram na madrugada de ontem na Grande Aracaju contribuíram para que danos ao patrimônio público e dezenas de pontos de alagamento fossem registrados. No município de São Cristóvão, por exemplo, o efeito da natureza foi tão intenso que contribuiu para que o rio Paramopama transbordasse após subir um metro além do nível normal. Além de interditar uma ponte, até o final da tarde de ontem a inundação já havia invadido casas, uma capela e cinco estabelecimentos comerciais. Sem contabilizar os prejuízos, moradores e micro-empresários disseram aguardar a estiagem total para que seja iniciado um processo de estudo.

Contrariado com a ocorrência, o pedreiro José Amintas dos Santos disse que o problema é registrado há mais de dez anos e os administradores que passaram pelo comando da cidade histórica poucas vezes se mostraram interessados em encontrar soluções para o problema. Segundo Amintas, o rio transborda facilmente quando chove por mais de duas horas na região. "Os ex-prefeitos e a atual têm conhecimento desse caso e nunca aprovaram o início de alguma obra para conter esses alagamentos. Já vimos carros sendo arrastados, casas totalmente alagadas e só existem promessas, nunca as melhorias saíram do papel", lamentou.

Em algumas partes da rua Graccho Cardoso os problemas são mais agravantes. Sem contar com uma estrutura de saneamento básico, a água das chuvas não tem para onde escoar e esse fator é propício para uma rápida inundação. Na tentativa de evitar que sejam pegos de surpresa, muitos moradores construíram batentes de aproximadamente 25 cm, mas nem sempre essa ideia surte efeito positivo. De acordo com o cidadão sancristovense Antônio Batista, no inverno a altura da água chega a alcançar a marca de 45 cm em algumas partes do trecho. "Vivemos em um constante filme de suspense. Quando as primeiras gotas começam a cair, todos nós já ficamos aflitos, principalmente durante o inverno".

Faltando exatos 12 dias para o início oficial do inverno 2013, a população implora por uma atenção redobrada por parte da Prefeitura de São Cristóvão. Após o registro de alguns pontos de alagamento e inundação, a administração municipal informou que está atenta para as mudanças climáticas e que vai acionar o trabalho técnico da Defesa Civil do Estado e Corpo de Bombeiros caso necessário. "Realmente os boatos que rolam na cidade é que como a prefeita Rivanda Batalha ainda não teve tempo de resolver esse problema, ela está buscando a ajuda de órgãos estaduais. Espero que assim que essa estação passar, ela possa finalmente resolver isso", afirmou o morador João Carlos do Nascimento.

Previsão – Conforme dados apresentados por meteorologistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choverá dentro da normalidade a ligeiramente acima da normal entre os meses de junho a agosto no Estado de Sergipe. Em entrevista concedida ao JORNAL DO DIA, o meteorologista Overland Amaral, técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), disse que a perspectiva de chuvas na Grande Aracaju e em cidades litorâneas é que sejam mais intensas se comparado às demais regiões do estado.

São esperadas para este trimestre as seguintes precipitações climatológicas para as regiões de Sergipe: No Litoral, o volume de precipitação esperado para o mês de junho será de 210,8 milímetros; de 192,5 para o mês de julho, e 126,1, para o mês de agosto. Para a região do Agreste, o esperado dentro do parâmetro climatológico para o período é de 156,0mm para o mês de junho, de 153,2 para julho, e de 101,3 mm para agosto.  No semi-árido, o nível de precipitação previsto é de 110,0mm para junho, de 110,0mm para julho, e de 65,0mm para agosto.
"É natural que nesse período do ano as chuvas que venham a cair no litoral sejam mais intensas que nas outras regiões. Não podemos garantir qual dia esses temporais irão cair, mas sabe-se que a previsão é de tempo fechado, ou parcialmente fechado até o final da segunda quinzena de julho", afirmou Overland Amaral.

Compartilhe esta notícia