Semarh inicia capacitação de catadores

"Vejo um sonho a ser concretizado". Comentou emocionado o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, durante abertura do Curso de Capacitação para Catadores e Coletores de Resíduos Sólidos que trabalham nas ruas e lixões dos 16 municípios que compõe o Consórcio Público de Saneamento Básico do Território Sul e Centro Sul Sergipano. Realizada em Boquim, a capacitação iniciada na terça-feira, será encerrada no município no dia 19 de setembro.

Segundo expôs Genival, o Governo do Estado, por meio da Semarh, vem trabalhando intensamente na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Estado de Sergipe junto aos 75 municípios. Revelou que a capacitação dos catadores é parte de uma processo árduo e longo, iniciado quando na criação dos consórcios públicos de Saneamento Básico do Estado.
"Mais de 3, 5 milhões em convênio do Ministério do Meio Ambiente começam a ser investidos na edificação dos quatro consórcios públicos criados. Sendo que parte dessa verba federal será destinada à capacitação de catadores. Somado a esse recurso, o Governo do Estado abre mais oportunidades e adianta, com recursos do tesouro, a realização de um ciclo de capacitações de catadores", aponta o secretário, enfatizando que "os catadores são  os verdadeiros protagonistas da indicação de soluções para a implementação da Política Nacional de Resíduos".

Segundo explicou a gestora da capacitação para o Consórcio Sul e Centro Sul, Talitta Oliveira, a capacitação visa apoiar a criação das organizações sociais e produtivas de catadores de materiais recicláveis do Estado por meio de um processo de formação para a autogestão, assistência técnica, fomento à mobilização e intercâmbio da categoria. "Bem como contribuir para sua maior inserção enquanto empreendimentos solidários, através do aumento da capacidade profissional, técnica, social e política", declarou.

Compartilhe esta notícia