Segunda, 13 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

OUTUBRO ROSA CONTRA O CÂNCER


Publicado em 03 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


Alguns prédios no centro, como o da Assembleia, estão coloridos de rosa

A COR ROSA ILUMINA A PONTE ARACAJU/BARRA DOS COQUEIROS ATÉ O FINAL DO MÊS, EM FUNÇÃO DO MOVIMENTO 'OUTUBRO ROSA' CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

Teve início na última terça-feira, 01, a ‘Outubro Rosa’, tradicional campanha mundial que visa alertar as mulheres quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. No Estado de Sergipe, esse movimento realizado anualmente pelas secretarias de saúde, variados órgãos públicos e particulares, também tem por objetivo prevenir o colo de útero. Simbolicamente ornamentada com luzes de cor rosa, a capital sergipana deve permanecer ‘enfeitada’ até o próximo dia 31 quando será encerrada oficialmente a campanha. Diariamente, a partir das 18h, já é possível perceber a iluminação especial na Ponte Aracaju-Barra, na sede da Assembleia Legislativa de Sergipe, no viaduto Carvalho Déda e no relógio instalado no Parque da Sementeira.

Conforme dados apresentados pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer – INCA, a estimativa é que, entre os anos de 2012 e 2013, sejam diagnosticados 52.600 casos de Câncer de Mama em todo país, número que representa 27,9% de todos os casos de Câncer detectados em mulheres. Já pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi informado que até o último mês de setembro o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) promoveu aproximadamente 3.500 mamografias, cerca de 1.000 consultas em mastologia e 400 punções com agulhas finas (PAAF), exame que serve para detectar irregularidades em algum nódulo.

Para a secretária Joélia Silva Santos, a união de todos serve para a população feminina ficar mais atenta para as precauções. "O diagnóstico precoce é fundamental para as ações na Saúde Pública. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde apoia a iniciativa e ressaltamos aqui a importância de que todas as mulheres tenham seus exames em dia, para evitar o agravamento de uma possível doença", afirmou a gestora.

Compartilhando com as declarações da secretária, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, enalteceu a importância da campanha em todas as unidades federativas do Brasil e mais uma vez autorizou a instalação das luzes especiais no Palácio da Cidadania, sede da ordem. "É muito importante chamar a atenção, através da iluminação rosa, sobre um tema tão relevante para as mulheres e para toda a sociedade", disse.

Participando ativamente de todas as atividades alusivas à campanha, a OAB é representada pela Comissão de Defesa do Direito da Mulher (CDDM), presidida atualmente por Adélia Pessoa. Esse é o terceiro ano que a ordem participa do ato mundial.

Diante de dados preocupantes apresentados pela empresa Optum Insight, especializada em saúde, o Governo Federal vem investindo mais nos exames de mama em todo o país. Segundo dados da empresa, a cada 10 mulheres diagnosticadas com câncer de mama no país, quatro possuem estado clinico bastante complicado e podem morrer vítimas da doença. Apesar dos números nada positivos, a SES/Se garante que, com a realização cada vez mais frequente da mamografia tem-se diagnosticado o câncer de mama no Brasil em fases mais precoces, o que aumenta as chances de cura. No ano passado mais de 12 mil brasileiras morreram vítimas da doença.

No próximo dia 11 será realizado no Parque Augusto Franco (Sementeira), em Aracaju, um encontro de todos os órgãos e instituições particulares que apoiam a campanha. Já no dia 14, centenas de pessoas devem participar de uma marcha que sai da Praça da Bandeira com destino ao centro da capital sergipana.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade