Alunos da rede estadual durante revisão na quadra do Colégio Dom Luciano, ontem à tarde
ÀS VÉSPERAS DO PRIMEIRO DIA DO ENEM, ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ACOMPANHAM MAIS UM 'AULÃO' NA QUADRA DO DOM LUCIANO
Publicado em 25 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
Alunos da rede estadual durante revisão na quadra do Colégio Dom Luciano, ontem à tarde
ÀS VÉSPERAS DO PRIMEIRO DIA DO ENEM, ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ACOMPANHAM MAIS UM 'AULÃO' NA QUADRA DO DOM LUCIANO
Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Na contagem regressiva para o início do Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem), estudantes de diversos municípios sergipanos estão em Aracaju participando de aulas de revisão promovida pela Secretaria de Estado da Educação. Faltando pouco mais de 24 horas para o início do primeiro dia de prova, a perspectiva é que escolas públicas e particulares, assim como os cursos pré-universitários, realizem atividades educacionais até a próxima madrugada. Na tentativa de tranquilizar os candidatos que concorrem a uma vaga em universidades públicas de todo o país, psicólogos acompanham essa maratona de revisões e enaltecem a necessidade dos estudantes manterem a concentração com a produção de atividades extra escolares.
Para a psicóloga Danielle Lourenzo, constantes são os casos de candidatos que se dedicam exclusivamente ao conteúdo metodológico do Enem e esquecem de descansar a própria mente. Essa alta dedicação aos estudos pode interferir psicologicamente na hora que recebem o exame. Segundo dicas da profissional, a promoção de diálogos com parentes e amigos pode contribuir, inclusive, em um melhor desempenho na redação, considerada por muitos docentes a etapa mais importante do concurso. "Para enfrentar esse momento impar na vida dos estudantes, estar bem consigo mesmo é mais que essencial. Uma noite de sono tranquilo e conversas descontraídas ajudam e muito a deixá-lo mais confiante", disse.
Desde a última quarta-feira, 23, um ‘aulão’ aberto aos alunos está sendo realizado na quadra poliesportiva do Colégio Dom Luciano Cabral Duarte, onde no primeiro dia reuniu mais de 1.500 participantes. Contando com professores gabaritados em todas as disciplinas, o Governo de Sergipe também disponibiliza nutricionistas que alertam para uma boa alimentação, principalmente nas horas que antecedem o início da prova. "É possível que a tensão deste momento interfira diretamente no sistema digestivo do aluno, sendo assim, o consumo de muita água e alimentos ricos em vitamina são essenciais para evitar problemas antes ou durante a realização do Enem", afirmou a nutricionista Ellen Ferreira.
Conforme dados do Governo de Sergipe, no mesmo período do ano passado a rede pública estadual de ensino registrou exatos 4.059 estudantes aprovados nos vestibulares. Desse total, 3.014 alcançaram êxito na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Estima-se que mais de 10 mil alunos da rede estadual estejam inscritos no Enem. Atualmente existem 15.248 estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio na rede estadual. "Gosto dessa maneira de ensinar por parte dos nossos professores. Muitos deles estão aqui para nos dar incentivo e isso é muito importante para que chegue a escola que vou prestar o exame com muito otimismo", disse a jovem de 17 anos, Márcia Andrade.
Rede particular – Nos famosos cursinhos pré-universitários a metodologia de ensino segue com uma linha administrativa semelhante ao setor público. Confiante no sucesso dos respectivos alunos, o professor e co-diretor de uma escola em Aracaju, Osvaldo Leite, conversou com a equipe do Jornal do Dia e relembrou a série de ‘corujões’ promovida ao longo deste ano. "Para quem não sabe, esse corujão é uma espécie de atividade onde os interessados passam a madrugada estudando dentro da escola ou curso. Toda a base foi promovida e agora é só repassar o conteúdo rapidamente e esperar a aprovação de todos que se dedicaram ao longo dos últimos meses".
Segundo informações da assessoria de comunicação da Seed, em decorrência de Sergipe não ter aderido ao horário de verão, os portões dos locais de realização das provas serão abertos às 11h, e os exames pontualmente aplicados a partir das 12 horas. O exame acontece amanhã e domingo. Ao todo, 28 municípios serão sedes para a realização das provas e 238 unidades escolares foram selecionadas para sediar os exames, sendo que 47% são da rede estadual.