Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Câmara debate o Dia Nacional do Livro


Publicado em 30 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou ontem, 29, Tribuna Livre com o tema Dia Nacional do Livro, comemorado nesta terça-feira. A Propositura foi do vereador Iran Barbosa (PT) e contou com a participação da professora Rosineide Santana, coordenadora das Rodas de Leitura do Proler.

As Rodas de Leitura são realizadas desde 2009, continuamente, pelo Comitê Sergipano do Proler, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Epifânio Dória. As Rodas são sempre abertas ao público em geral e o objetivo é incentivar a leitura e difundir os trabalhos de autores contemporâneos e de obras da literatura sergipana.
"A leitura é um prazer e traz inúmeras possibilidades", disse Rosineide Santana. Segundo ela, em Sergipe existem muitos motivos para se ter orgulho da produção literária. "Poetas e escritores sergipanos têm produzido cada vez mais", afirmou. Para Rosineide, a leitura é capaz de mudar uma vida. "Se pudermos contribuir com o incentivo da leitura, isso faz a diferença. Quanto mais crianças e jovens entrarem no mundo da leitura, a violência vai diminuir", frisou.

O vereador Iran Barbosa destacou a importância de se criar mecanismos para incentivar a prática da leitura. "A busca e o incentivo pela leitura devem ser algo permanentes. Ainda há uma carência muito grande no setor, por isso faço apelo para que tenhamos, no Município de Aracaju, uma política de Cultura voltada para o incentivo da leitura", pediu.

Para o vereador Adelson Barreto Filho (PTC), praticar a leitura é o melhor exercício para mente. "Dessa forma se mantém a saúde da mente porque ler é ter conhecimento para que possamos construir a nação", disse. O vereador Emmanuel Nascimento (PT), que também é professor, lembrou que uma Lei de sua autoria determina que as bibliotecas públicas de Aracaju sejam abertas nos fins de semana e feriados. "Mas ainda precisamos de mais bibliotecas e um maior incentivo do Poder Executivo Municipal", completou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade